Evento acadêmico

Reitora da UFMG fala sobre liderança feminina na abertura da Escola de Verão da AUGM

Ver cartaz do evento >

Com o tema Gênero, diversidade e políticas públicas, a quarta edição da Escola de Verão da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) será aberta nesta segunda-feira, dia 26 de abril de 2021.

Participam do evento, que será transmitido, a partir das 9h (horário de Brasília), na plataforma YouTube, as reitoras Sandra Regina Goulart Almeida, da UFMG, vice-presidenta da AUGM, Márcia Abrahão Moura, da Universidade de Brasília (UnB), Soraya Smaili, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e também as professoras Jimena Estrella, delegada assessora da AUGM para a Universidade Nacional de Cuyo (UnCuyo), Natália Cocciarini, da Universidade Nacional de Rosario, coordenadora do Comitê de Gênero da AUGM, e Ana María Sisti, decana da Faculdade de Educação da UnCuyo.

Cada convidada vai compartilhar aspectos de sua experiência como gestora na educação superior na América Latina e propor reflexão sobre questões de gênero e sobre os esforços das instituições que representam para ampliar o espaço das mulheres em postos decisórios de órgãos governamentais.

A Escola de Verão prossegue até sexta-feira, dia 30, com programação de oficinas virtuais destinadas a docentes e a estudantes de graduação e pós-graduação das instituições integrantes da AUGM. As inscrições estão encerradas. Veja a programação.

Essas atividades visam reconhecer e questionar a construção sociocultural dos gêneros, estimular reflexões sobre gênero e diversidade na perspectiva da transversalidade, fomentar o intercâmbio de estudantes de distintas áreas onde os estudos de gênero têm sido desenvolvidos em diferentes perspectivas e oferecer ferramentas de análise para a abordagem interdisciplinar das problemáticas de gênero e diversidade.

Sobre a AUGM
A Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), criada em 1991, é uma rede de universidades públicas e autônomas, que compartilham suas vocações e seu caráter público. Estão instaladas em seis países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

A missão da AUGM é contribuir para o fortalecimento das instituições que a integram e aprimorar sua interação com a sociedade, mediante ações que estimulam a investigação, a inovação, a transferência de tecnologias, a formação e o intercâmbio de recursos humanos qualificados.

Descrição Imagem
Sandra Goulart Almeida, vice-presidenta da AUGM, abordará sua experiência como gestora da UFMG Foca Lisboa | UFMG