Evento cultural

Religiosidade e barroco mineiro marcam exposição de Flávia Renault

A artista plástica Flavia Renault reúne trabalhos inéditos, instalações, esculturas e desenhos inspirados na conexão entre arte barroca mineira e religiosidade na exposição Roda das deidades, com curadoria de Paula Borghi. A abertura ocorrerá nesta sexta-feira, 16 de agosto de 2024, às 19h, no Centro Cultural UFMG. 

As obras poderão ser vistas até 22 de setembro, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e tem classificação etária livre.

Casa das mulheres artistas
Carioca de nascimento e residente em São Paulo desde a juventude, Flavia Renault vem de uma família mineira formada por mulheres artistas. Em Belo Horizonte, teve seu primeiro contato com as artes visuais e é nessa cidade que encontra uma segunda casa. Com uma produção influenciada pelo barroco mineiro, consequência direta de seu vínculo familiar, Flavia tem, em sua obra, uma expressão artística fortemente religiosa.

A artista dá corpo à mostra Roda das deidades por meio de sete trabalhos em escala humana realizados com algodão cru e gavetas antigas de madeira. Sobre a escolha do título, ela explica: “É uma roda de conversas que tanto pode ser de seres invisíveis, de forças, como de mulheres, de deusas. É também uma dança circular, algo que a gente vê em todas as culturas".

A instalação está no centro da sala expositiva, como um círculo sagrado, comum em práticas ritualísticas. Em diálogo com essa grande instalação, apresenta-se também um conjunto de desenhos traçados a partir de documentos familiares da artista e uma série de esculturas em que se usam, sobretudo, materiais como madeira, tecido e papel. “O que temos é uma discussão contemporânea sobre o tema, que vai desde uma missa católica até um diálogo filosófico goetheano e um sabbath das bruxas”, comenta a curadora Paula Borghi sobre o trabalho de Flavia.

Roda das deidades é a primeira exposição individual da artista na capital mineira, território fundamental para a formação artística e pessoal de Flavia Renault.

Trajetória
Flavia Renault é graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). Logo após a graduação, percorreu o Brasil com o projeto Contornos, o que rendeu-lhe dois livros incentivados pela Lei Rouanet. Sua obra tem característica cíclica marcada por questões existenciais, com ocorrências metafóricas do conceito de renascimento. Pela revisitação de memórias pessoais, familiares e mesmo ficcionais, seu trabalho comumente apresenta resíduos encontrados e objetos colecionados. Das exposições mais recentes, destacam-se Arquipélago, as mostras coletivas Três Marias e Toda volta.

Descrição Imagem
'Olho de boi', de Flavia Renault, é uma das obras da exposição 'Roda das deidades' Foto: divulgação

Ficha técnica

Exposição Roda das deidades
de Flavia Renault
Abertura: 16 de agosto de 2024, às 19h
Visitação: até 22 de setembro de 2024
Horário: terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h
Local: Sala Ana Horta do Centro Cultural UFMG (Avenida Santos Dumont, 174)
Classificação etária livre
Evento gratuito

Serviço

14 de agosto a 22 de setembro de 2024

Sala Ana Horta do Centro Cultural UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Avenida Santos Dumont, 174