Evento cultural

Sábado, às 15h: cordel e ciência se unem em visita mediada no Espaço do Conhecimento

Ver cartaz do evento >

O Espaço do Conhecimento promove neste sábado, 14 de maio de 2022, a partir das 15h, visita mediada à exposição Demasiado humano. A entrada é gratuita, com limite de 15 participantes, que serão definidos por ordem de chegada. A retirada do ingresso é realizada na recepção do museu. O evento se destina a crianças a partir de 8 anos, adolescentes e adultos.

Com o tema Ciência em cordel, a visita pretende despertar o interesse dos participantes para o conhecimento científico por meio dos cordéis, forma de literatura popular que provém dos versos falados. Durante a mediação, serão abordados fenômenos astronômicos, a teoria da evolução e a revolução da prensa.

No terraço astronômico, onde ficam os telescópios, serão apresentadas, em verso e prosa típicos da literatura de cordel, as descobertas astronômicas de Galileu Galilei. Em outro momento, será discutida a contribuição de Darwin para o desenvolvimento do conhecimento humano. Ao final, haverá um bate-papo sobre a disseminação de doenças durante as colonizações e sua relação com a atualidade.

Também será debatida a importância da vacinação, o papel das plantas medicinais e seu poder curativo, e como os saberes populares dialogam com o conhecimento científico. "A ciência atua no nosso cotidiano a todo momento por meio dos cordéis. Estes são amplamente utilizados para tratar de acontecimentos históricos e biografias, usando rimas e linguagem simples", afirma Ana Vila Pacheco, idealizadora da oficina e estudante de História na UFMG.

Conhecimento da humanidade
Primeira exposição de longa duração do Espaço do Conhecimento, Demasiado humano explora as relações estabelecidas entre as culturas na produção e aquisição de conhecimento. A mostra apresenta ao público o resultado de diversas pesquisas desenvolvidas na UFMG, nas áreas de astrofísica, paleontologia, genética, arqueologia, antropologia, literatura, linguística, história e ecologia. Os conteúdos da exposição foram desenvolvidos por grupo multidisciplinar composto de cerca de 40 pesquisadores da UFMG e profissionais de diversas áreas.

Mais informações podem são encontradas no site do Espaço, pelo telefone (31) 3409-8352 e pelo e-mail espacoufmg.comunicacao@gmail.com.

Descrição Imagem
'Ciência em cordel': como conhecimentos complexos são traduzidos para rimas e linguagem simples Fernando Silva | Divulgação