Evento acadêmico

Sediada na UFMG, reunião da Anped debaterá papel da educação na reconstrução do país

De 29 de novembro a 2 de dezembro de 2022, a UFMG sediará a 15ª Reunião científica Regional Sudeste, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped). O tema deste ano é Educação, democracia e justiça social no desafio urgente da reconstrução nacional. As inscrições de ouvintes podem ser feitas até o dia 29, pelo site da Anped.

O congresso ocorre em formato híbrido semipresencial, com atividades on-line pelo canal da Anped no YouTube e presenciais, no auditório da Faculdade de Educação, campus Pampulha da UFMG. Lá, haverá a solenidade de abertura, o encerramento e parte das mesas de debate. No ambiente virtual, serão promovidos minicursos, painéis temáticos, conferência de Luiz Carlos de Freitas, professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a maior parte das 16 sessões especiais e mais de 400 apresentações de trabalhos dos programas de pós-graduação da região, entre outras atividades.

Temas e homenagem
Com submissões de trabalhos já encerradas, o encontro segue com inscrições abertas a ouvintes, que poderão receber certificado de participação e assistir às apresentações de pesquisas dos grupos de trabalho. As 16 sessões especiais reunirão pesquisadores para debater temas como ensino remoto e educação híbrida, financiamento da educação e teto de gastos, evasão escolar, políticas de diversidade, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 200 anos de independência do Brasil, educação e modernismo, Plano Nacional de Pós-graduação, educação antirracista e antissexista, avaliação da pós-graduação, reforma do ensino médio, carreira docente e ética na pesquisa em Educação.

Um dos destaques do evento será a homenagem, no dia 2, a Magda Soares, que completa 90 anos. A docente da UFMG é uma das maiores referências em alfabetização no país. Também serão promovidas oficinas e uma sessão pública (pré-evento) da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) – iniciativa criada pelo sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, com encontros internacionais –, além de atividades culturais, lançamentos de livros e a exposição permanente Lugar de menina negra é na escola.

Efeitos da pandemia
Para Maria do Socorro Macedo, professora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e integrante da comissão organizadora, o congresso tem grande relevância para a pós-graduação em educação na região, que concentra a maior parte dos programas do país. "Neste ano, o evento apresenta novidades. É organizado por um pool de programas de Minas Gerais e será realizado no formato semipresencial. Temos a expectativa de fazer uma discussão aprofundada sobre a educação no país", projeta.

Conforme o texto de divulgação, "este também é um momento adequado para refletir sobre a experiência acumulada, sucessos e fracassos, como estratégia para pensar a educação no pós-pandemia, além de debater e comemorar os 200 anos da Independência e os 100 anos da Semana de Arte Moderna, que norteiam as atividades culturais".

Para a presidente da Anped, Geovana Lunardi, o evento se caracteriza como "espaço de suma importância para dar visibilidade à produção científica do campo da educação, mesmo em tempos de cortes e hostilidade do governo federal, e para debater e traçar perspectivas de políticas públicas para a educação brasileira."

Mais informações estão no site da Anped e em seus perfis no Facebook e no Instagram.

Descrição Imagem
Reunião terá palestras sobre ensino remoto, evasão escolar, políticas de diversidade, reforma do ensino médio, pesquisa na área da educação, entre outros temas Foto: Lucas Braga | UFMG

15ª Reunião Científica Regional Sudeste
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped)