Evento acadêmico

Segunda, às 9h: abertura da 30ª Semana do Conhecimento UFMG

Com o tema A transversalidade da ciência para a construção de futuros, será aberta nesta segunda-feira, 25 de outubro de 2021, às 9h, a 30ª Semana do Conhecimento UFMG. Com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube, o evento vai discutir a relação entre a transversalidade e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A cerimônia de abertura reunirá os professores Vanessa de Almeida, da Escola de Enfermagem da UFMG, Sidarta Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Margareth Dalcolmo, da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz.

“Quando entramos em contato com o público externo, entramos em contato com problemas complexos da sociedade, e esse olhar transversal é fundamental para nossa atuação”, observa Vanessa de Almeida, em reportagem publicada no Portal UFMG. Ela abordará a origem dos ODS e como suas metas e os indicadores propostos se conectam com o caráter transversal da ciência. Vanessa integra a rede de universidades que atua na construção coletiva do Selo ODS para as instituições de ensino superior.

O evento, que prossegue até sexta-feira, 29, será palco da apresentação de 2.549 trabalhos nas áreas de graduação, extensão, iniciação científica, relações internacionais e acessibilidade e inclusão, entre outras.

Conferencistas da cerimônia de abertura
Professor titular de Neurociências, Sidarta Ribeiro é diretor do Instituto do Cérebro da UFRN e chefe de laboratório do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS). Tem experiência na área de neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de multieletrodos, atuando principalmente nos temas "sono, sonho e memória", "genes imediatos e plasticidade neuronal", "comunicação vocal em aves e primatas", "competência simbólica em animais não humanos".Ultimamente, tem participado do debate público sobre os usos medicinais e legalização da Cannabis no Brasil.

Margareth Dalcolmo é graduada em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericordia de Vitória (1978) e doutora em Pneumologia pela Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo. Pneumologista clínica com experiência na condução de protocolos de pesquisa clínica e tratamento da tuberculose e outras micobacterioses, Margareth tem-se notabilizado como uma das principais vozes da ciência no combate à pandemia de covid-19.

Vanessa de Almeida é professora do curso de Gestão de Serviços de Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência. Diretora de Avaliação e Fomento de Extensão da Pró-reitoria de Extensão, Vanessa atuou como coordenadora de Hipertensão e Diabetes na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (2002-2006) e na Secretaria de Saúde de Belo Horizonte (2008-2012).

Descrição Imagem
Identidade visual da 30ª edição da Semana do Conhecimento Cedecom | UFMG