Evento acadêmico

Segunda, às 9h: abertura da 'Summer school on brazilian studies'

Ver cartaz do evento >

A edição 2022 da Summer school on brazilian studies, curso sobre temas brasileiros oferecido pela UFMG, será aberta nesta segunda-feira, 4 de julho de 2022, com conferência do professor Jerry Dávila, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Ele falará sobre os desafios da democracia sob perspectiva histórica.

A conferência será transmitida pelo canal da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) no YouTube. Jerry Dávila, historiador brasilianista nascido em Porto Rico, é autor de livros como Diploma de brancura: política social e racial no Brasil, 1917-1945 (2005), Hotel Trópico: o Brasil e o desafio da decolonização africana (2012) e Dictatorship in South America (2013). Atualmente, pesquisa a influência do pensamento racial na política pública no Brasil e movimentos sociais no século 20.

A UFMG para o mundo
A Summer school de 2022 tem o objetivo de apresentar a UFMG e o Brasil ao público de universidades estrangeiras. O evento reunirá 58 estudantes de 34 instituições localizadas em países de todos os continentes e 38 estudantes da UFMG, dois deles do Colégio Técnico (Coltec).

Alguns dos temas que serão abordados pelo curso são história, geologia e cultura do Brasil, economia e política brasileira, direito brasileiro, sociedade e raça no Brasil e política externa. A programação segue até 15 de julho, e as inscrições já estão encerradas.

Descrição Imagem
Curso on-line sobre temas brasileiros reunirá estudantes de 26 países Cedecom UFMG