Evento cultural

Segunda, às 19h30: Orquestra Sinfônica da UFMG faz apresentação gratuita na Escola de Música

Nesta segunda-feira, 19 de setembro de 2022, a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG fará apresentação gratuita e aberta ao público, a partir das 19h30, no auditório da Escola, no campus Pampulha.

Regida por sua coordenadora, professora Iara Fricke Matte, a orquestra vai executar a Abertura para Sonho de uma noite de verão, de Felix Mendelssohn, Adagietto da Sinfonia nº 5 e Blumine, da Sinfonia nº 1, ambas de Gustav Mahler, e Finlândia, op.26, de Jean Sibelius.

50 anos
A Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, fundada em 1972 pelo professor Sebastião Vianna, também funciona como laboratório para um grande número de classes, como as de regência, composição, canto e instrumentos de orquestra. Composta por músicos profissionais e alunos de graduação e pós-graduação da UFMG,  a orquestra realiza concertos mensais gratuitos e abertos ao público, com o intuito de difundir a arte sinfônica e contribuir com a formação de público.

Regente
Professora de regência da UFMG desde 1997, Iara Fricke Matte fez estudos de pós-doutorado na University of Southern California, é doutora e mestre pela Indiana University e pela University of Minnesota, todas nos Estados Unidos. Ao longo de sua carreira, vem se dedicando ao estudo e à performance de obras do período barroco e renascentista, com ênfase na performance historicamente embasada. Seu trabalho interpretativo se traduz numa postura investigativa de práticas de construção da sonoridade vocal e instrumental e na interpretação da música antiga, incluindo a música colonial brasileira.

Regente titular da Orquestra Sinfônica da UFMG, Iara é coordenadora da série de concertos Jornada Concertistas em Pauta, da Série Fermata e da Academia de Regência da UFMG. Idealizou e coordenou eventos como o Festival Bach-250 Anos e a 4ª Semana de Música Antiga da UFMG. Foi regente titular do Ars Nova – Coral da UFMG (2013-2016), com o qual conquistou o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento de Minas Gerais e o terceiro lugar, entre os coros mistos, no 34º Festival de Música de Cantonigròs (Espanha).

Iara Fricke Matte fundou, em 2016, o Concentus Musicum de Belo Horizonte, organização que mantém premiada parceria com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Desde 2021, integra o Laboratório de Música Antiga (Lamusa) da Universidade Federal do Paraná, e lá tem realizado concertos dedicados à obra de Claudio Monteverdi.

Informações sobre os compositores e as obras do programa estão no site da Escola de Música.

Descrição Imagem
Orquestra Sinfônica é regida pela professora da Escola de Música Iara Fricke Matte Foto: Foca Lisboa | UFMG

17 a 19 de setembro de 2022

Auditório da Escola de Música, no campus Pampulha