Evento acadêmico

Semana do Conhecimento

Trabalhos selecionados pelos critérios de relevância acadêmica e institucional serão apresentados no campus Pampulha, na 25ª Semana do Conhecimento, que começa hoje, 17, às 9h, no auditório da Reitoria. Parte dos três mil trabalhos inscritos nesta edição foi levada a público na semana passada, em suas respectivas unidades acadêmicas, e os melhores serão premiados na sexta-feira, 21, a partir das 14h. Na abertura oficial, o tema do evento, 'Cultivar vidas: ciência e sociedade', será discutido por Renato Sérgio Maluf, coordenador do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e pelo ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. As solenidades de abertura e de encerramento terão tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Pela primeira vez, serão apresentados projetos selecionados pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e mostra de iniciativas financiadas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), por meio de chamadas de Ações Afirmativas e de Apoio a Projetos Acadêmicos.Também como novidade, a Semana traz a Feira Agroecológica da UFMG, que vai expor, na Praça de Serviços, legumes, frutas, hortaliças, cosméticos e produtos de higiene pessoal sem agrotóxicos, com o intuito de fortalecer o comércio solidário e a sociobiodiversidade. Organizada pela Divisão de Gestão Ambiental (DGA), a feira, que será realizada no dia 20, das 10h às 19h, e no dia 21, das 10h às 15h,está conectada ao tema Ciência alimentando o Brasil, adotado pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações.Também integra a Semana o Prêmio de Teses UFMG, que vai destacar pesquisas de doutorado defendidas em 2015.

Diversas unidades acadêmicas também idealizaram eventos próprios, como a Escola de Veterinária, as faculdades de Educação (FaE), de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e de Letras (Fale). Com apoio da diretoria da Escola de Arquitetura, o grupo de alunos Cozinha Comum vai organizar dois piqueniques – o primeiro no dia 18, das 12h às 13h30, na Arquitetura (Rua Paraíba, 697 – Funcionários), e o segundo no dia seguinte, no mesmo horário, no Bosque da Música, campus Pampulha. A programação da Semana se estende ao Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, com conferências, palestras, minicursos e atividades culturais.

Toda a programação do evento pode ser acompanhada pela página.