Evento acadêmico

Semana de Saúde Mental: seminário sobre atenção ao usuário de drogas e oficina de ervas medicinais são destaques do último dia

O encontro-online A experiência docente na gestão da Universidade abre, nesta sexta-feira, dia 21 de maio de 2021, às 11h, o último dia de atividades da 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social. Na live, que será transmitida pelo Zoom, a servidora da UFMG Franciane Ester de Souza apresentará suas experiências profissionais no campo da educação.

Às 15h, será lançado vídeo produzido pelo Núcleo de Acolhimento e Diálogo da APUBH, desenvolvido no contexto da pandemia, ensino remoto emergencial, crise política e humanitária. Com transmissão via Zoom, a produção aborda questões como a precarização do trabalho docente e as consequências à saúde na dimensão biopsicossocial.

canal do DCE no YouTube promove, às 17h, debate sobre o sofrimento dos estudantes no ambiente acadêmico, associado muitas vezes à excessiva cobrança de produção intelectual e competitividade. O debate reunirá a professora Maria Stella Goulart e a estudante Tamara Renata Oliveira Rocha.

Às 18h, será apresentado, em live interativa no Zoom, dispositivo para escuta e abordagem da pessoa com dor crônica e em sofrimento. Fundamentos teóricos e demonstração prática de sua aplicação serão mostrados pela psicóloga Geisa Maria Emília Lima Moreira

Cuidado em liberdade
A partir das 19h, seminário sobre atenção ao usuário de álcool e outras drogas discutirá o cuidado em liberdade, redução de danos e enfrentamento da necropolítica. Com transmissão pelo Zoom, o evento sugere inscrição prévia feita por meio de formulário eletrônico. Entre os convidados, estão a professora Teresa Kurimoto, da Comissão de Saúde Mental da UFMG, e o professor Guilherme de Melo, da Frente Mineira sobre Drogas. Mais informações estão disponíveis na página do evento.

No Google Meet, uma oficina mostrará os impactos das ervas medicinais no cotidiano. A pesquisadora Crisângela Elen de Souza, do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana da UFMG, vai destacar as ervas ideais para se ter em casa, não necessariamente para ingestão, mas para se beneficiar das propriedades que as plantas oferecem só pelo fato de tê-las por perto. Crisângela também vai indicar as épocas ideais de plantio e colheita, respeitando as fases da lua, e falará sobre formas de utilização dessas plantas com segurança, métodos de cultivo em pequenos espaços e preparações de chás.

No encerramento, às 20h, os psicólogos Geisa Maria Emília Lima Moreira e Wagner Jorge Dos Santos vão abordar velhice e sofrimento mental e discutir alternativas políticas para a não institucionalização dos idosos. O debate, de caráter interativo, será transmitido pela plataforma Zoom.

Imagens do entardecer
Entre uma sessão e outra de palestras, conferências e rodas de conversa, os participantes do evento poderão apreciar as fotografias reunidas na exposição En-tarde-Ser, produzidas por integrantes do Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (Napem) da Faculdade de Medicina. O projeto consiste numa conjunção de olhares para o céu em diferentes pontos de Belo Horizonte durante a quarentena. A exposição pode ser visitada no canal da Universidade dos Direitos Humanos no YouTube.

Descrição Imagem
Identidade visual da 9ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG Douglas Salustiano | Cedecom UFMG