Evento acadêmico

Seminário do Ieat terá conferência sobre a memória do 8 de janeiro

Memória pra quê? Por que precisamos recordar o 8 de janeiro no Brasil? A provocação é tema da primeira conferência do Seminário Anual do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat/UFMG) que será realizado nesta quarta, 22, e na quinta, 23 de novembro de 2023, no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema de Gestão de Eventos, e os participantes que assinarem a lista de presença receberão certificado.

O evento faz um balanço das atividades realizadas ao longo do ano e apresenta trabalhos dos pesquisadores residentes e convidados. Um dos trabalhos, neste ano, é da pesquisadora Ana Paula Brito, da cátedra do Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas), que pretende lançar luz sobre os desdobramentos da invasão dos prédios dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023. Historiadora e museóloga, Ana Paula coordena a Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência.

Segundo a pesquisadora, que faz sua conferência logo após a abertura do evento, às 10h, pela diretora do Ieat, Patrícia Kauark, “o enfrentamento de temas conflituosos e traumáticos não é algo incentivado no espaço público brasileiro. Um exemplo disso são as memórias sobre o período de 1964 a 1985, que por décadas foram manipuladas, até serem oficialmente nomeadas pela Comissão Nacional da Verdade como ditadura civil-militar. Por isso, vamos refletir sobre o atentado contra os prédios dos Três Poderes, em 8 de janeiro, e defender que ele não pode ser esquecido”. A mediação dessa conferência será feita pela professora Letícia Julião, da Escola de Ciência da Informação.

No mesmo dia, às 14h, os professores da UFMG que são residentes do Ieat fazem apresentações sobre os resultados de suas pesquisas. Participam dessa sessão os professores Fabio Alves da Silva Júnior e Fábio Bonfim Duarte, ambos da Faculdade de Letras, Marcelo Campos Galuppo, da Faculdade de Direito, e Gilberto Medeiros Ribeiro, do Instituto de Ciências Exatas.

Sustentabilidade na mesa
No dia 23 de novembro, a programação tem duas conferências, com membros do comitê científico do Ieat: às 9h30, o professor Evaldo Vilela, pesquisador visitante no INCT Semioquímicos na Esalq/USP, vai abordar o tema Sustentabilidade na mesa: avanços, desafios e oportunidades no contexto da segurança alimentar para o Brasil. A mediação do debate ficará a cargo do professor emérito Francisco César de Sá Barreto, coordenador do grupo de pesquisa do Ieat As Leis das Ciências e da Natureza e o Desenvolvimento (In)Sustentável, Caminhos para o Futuro Saudável.

Na sequência, às 10h45, a professora Sônia Salzstein Goldberg, da Escola de Comunicações e Artes da USP, vai ministrar a conferência Impasses e tensões no processo cultural brasileiro da atualidade. O professor Stéphane Huchet, da Escola de Arquitetura da UFMG, fará a mediação.

Descrição Imagem
Ana Paula Brito, da Cátedras Calas, fará a primeira conferência Foto: Arquivo Pessoal

21 a 23 de novembro de 2023

Auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas