Evento acadêmico

Em novo episódio, série do Ceale sobre laboratórios de alfabetização aborda experiência da UFBA

Ver cartaz do evento >

A série de lives sobre laboratórios de alfabetização terá continuidade na terça-feira, 31 de maio de 2022, às 19h, com a experiência do Laboratório de Acervos e Práticas (LAP) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A palestra, que é gratuita e não exige inscrição, será ministrada pela coordenadora do projeto, Liane Araujo. A atividade integra ciclo de conferências do Ceale Debate, iniciativa do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação.

O LAP será apresentado como ambiente de formação para a docência na Faculdade de Educação da UFBA, no campo da alfabetização. Liane Araujo falará sobre os pilares e concepções que sustentam a proposta e as dimensões (material, simbólico-cultural e didático-pedagógica) que a estruturam e constituem o eixo das ações de ensino, pesquisa e extensão a ela vinculadas.

No âmbito dessas dimensões, serão abordadas ações formativas e de pesquisa, em desenvolvimento e em projeto, incluindo relato de ex-bolsista de iniciação científica. Os participantes receberão certificados se preencherem formulário eletrônico disponibilizado no chat ao vivo.

A palestrante
Liane Castro de Araujo é professora da Faculdade de Educação da UFBA na linha de pesquisa Linguagens, subjetivações e práxis pedagógica e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Linguagem (Geling) do Programa de Pós-graduação em Educação, também da federal da Bahia. É mestre e doutora em Educação pela instituição.

A coordenadora do LAP tem experiência com ênfase em alfabetização, leitura e escrita e atua principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita na educação infantil e no ensino fundamental; literatura, cultura lúdica infantil, tradição oral e ensino da língua; alfabetização e letramento; produção, revisão e reescrita de textos.

Ceale Debate
O ciclo de conferências Ceale Debate é dirigido a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. O objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes.

Com a adoção do formato on-line devido à pandemia, os debates ocorrem mensalmente com transmissão no YouTube. No dia 28 de junho, o Ceale Debate receberá representante do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Mais informações estão publicadas no perfil do Ceale no Instagram e também podem ser solicitadas pelo e-mail cealedebate@gmail.com.

Descrição Imagem
Professora Liane Castro de Araujo, que apresenta o LAP, tem experiência em alfabetização, leitura e escrita Arquivo pessoal