Evento acadêmico

Sexta, 16: Conferência e filme na Faculdade de Direito marcam o dia que homenageia 'Ulisses', de James Joyce

Ver cartaz do evento >

O Bloomsday – dia da narrativa do romance Ulisses, de James Joyce, considerado por muitos um dos mais importantes do século 20, no qual Leopold Bloom perambula pelas ruas de Dublin por 18 horas – é celebrado em todo o mundo no dia 16 de junho. A Faculdade de Direito da UFMG se junta à celebração por meio do projeto de extensão Bloomsday na Vetusta. Evento organizado pelo Grupo de Pesquisa Sapientia (CNPq) e agendado para esta sexta, 16 de junho de 2023, terá uma conferência e uma sessão de cinema, intervenções e debate.

Às 11h, o professor emérito da UFMG Jacyntho Lins Brandão fará a conferência A experiência de Ulisses. Antes, o professor Andityas Matos, da Faculdade de Direito, fará uma intervenção poética; ao final, o também docente da Direito Marcelo Galuppo lerá 18 passagens da obra de Joyce que fazem referência mais explícita à Odisseia.

Às 19h, será projetado o filme A alucinação de Ulisses, de Joseph Strick (1967). A sessão será seguida de comentários de Marcelo Galuppo e do professor Giuliano Fernandes, da Unifemm, e de debate.

Alguns dos objetivos da iniciativa são contribuir para a formação literária dos alunos da Faculdade de Direito, reposicionar a instituição no cenário literário da cidade, estimular a leitura e a discussão da obra de James Joyce e divulgar o Grupo de Pesquisa Sapientia, de direito e literatura.

Horas de ACG
A participação no evento valerá horas de Atividades Complementares de Graduação (aptas também a integrar a carga horária de 10% de atividades de extensão dos cursos superiores) independentes para cada uma das atividades. Para os alunos que participarem da atividade diurna, serão atribuídas duas horas de ACG; para os que participarem à noite, serão atribuídas quatro horas.

Os alunos devem se inscrever (gratuita e previamente) por meio da plataforma Sympla. Também será possível assistir às atividades sem inscrição prévia, mas nesse caso não haverá atribuição de horas de Atividades Complementares de Graduação.

O evento terá lugar no Auditório Professor Orlando de Carvalho, da Faculdade de Direito (Avenida João Pinheiro, 100).

Descrição Imagem
Joyce narra um dia do personagem principal, que perambula por Dublin por 18 horas Imagem: Divulgação

15 a 16 de junho de 2023

Auditório Professor Orlando Carvalho, da Faculdade de Direito