Evento acadêmico

Sexta, às 19h: Bibliografia Viva homenageia Lucíola Licínio Santos, referência na formação de professores

Ver cartaz do evento >

A série Bibliografia Viva promove, na sexta-feira, 29 de julho de 2022, às 19h, a live Currículo e formação de professores na obra de Lucíola Licínio Santos, em homenagem à educadora cuja trajetória se destaca pela interlocução direta com as redes de educação básica, sobretudo de Minas Gerais e de Belo Horizonte. A transmissão será pelo canal da Faculdade de Educação (FAE) no YouTube.

A mesa será conduzida pelos professores Vanessa Eleutério (FaE) e Marcus Fonseca (Universidade Federal de Ouro Preto). Os convidados são Antônio Flávio Moreira, da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Ednacelí Damasceno, da Universidade Federal do Acre (Ufac), Júlio Emílio Diniz (UFMG) e Macaé Evaristo, ex-secretária Estadual de Educação.

Em defesa da educação pública
A trajetória de Lucíola Santos foi marcada, nos anos 1960, por intensa atuação no movimento estudantil brasileiro. Sempre trabalhou em defesa da educação pública, tanto como professora quanto como pesquisadora. Normalista, atuou como professora da educação básica na rede estadual de Minas Gerais, durante o período de sua graduação. Como jornalista, teve breve passagem por emissoras de TV.

Sua produção perpassa os campos do currículo e da formação de professores. Nos vários artigos, capítulos de livros e coletâneas que produziu, Lucíola aborda temas como a história das disciplinas escolares, as políticas de currículo, de avaliação e de formação de professores e os contextos do trabalho docente. Seu trabalho acadêmico contribuiu decisivamente para formação inicial e continuada de muitos professores.

Trajetória acadêmica
Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos é graduada em Comunicação Social pela UFMG e em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais – atual Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) –, da qual é egressa da primeira turma, de 1972.

A educadora é mestre em Pesquisa Educacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutora pelo Departamento de Sociologia do Instituto de Educação da Universidade de Londres. Aposentada da UFMG, Santos continua atuando como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação.

A série
Resultado de parceria entre a UFMG e a Ufop, Bibliografia Viva mobiliza o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, o Portal de Livros Abertos da FaE, o Grupo Didaktikè, o Programa Ações Afirmativas e o Setor Audiovisual da FaE, todos da UFMG, e o grupo Geraes, que desenvolve pesquisas no âmbito do Departamento de Educação da Ufop.

Vários intelectuais foram homenageados nas duas primeiras temporadas da série, cujos episódios estão disponíveis virtualmente. A participação nas sessões rende certificado, que pode ser baixado por meio de link enviado durante os debates.

Atualizações sobre o projeto estão disponíveis em seu perfil no Instagram.