Evento acadêmico

Sexta, às 19h: palestra 'Os bantu no mundo Atlântico'

Ver cartaz do evento >

Nesta sexta-feira, 28 de junho, às 19h, o professor da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Dagoberto José Fonseca apresenta a palestra Os Bantu no mundo Atlântico: Angola e Brasil e lança o livro Um povo, duas nações - Angola e Brasil - O mundo Bantu no Atlântico, no auditório Luiz Pompeu da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.

A atividade é promovida pelo curso de aperfeiçoamento em Educação em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Educação Básica (Eppir) e pelo Programa Ações Afirmativas da FaE e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), em articulação com entidades parceiras.

Trajetória

Dagoberto José Fonseca é graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também cursou mestrado e doutorado na mesma área. Fez pós-doutorado em educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Atualmente é docente da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/campus Araraquara, no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Também é membro do Programa de Pós-graduação Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade de Perugia, na Itália, e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp/campus Franca. É coordenador do projeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no projeto Educação de Jovens e Adultos: o letramento crítico como base para uma abordagem interdisciplinar, vinculado à Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

É autor de livros acadêmico-científicos, de literatura infanto-juvenil, de poemas, de capítulos de livros, de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior (França, Portugal, México, Angola e Moçambique).

Palestra: Os Bantu no mundo Atlântico: Angola e Brasil

Data: 28/06/2024

Local: Auditório Luiz Pompeu - FaE - UFMG

Evento aberto ao público interno e externo da UFMG