Evento cultural

Vivências do cotidiano rural são abordadas em exposição no Centro Cultural

A artista plástica Dulcineia Salomão tem 14 de suas obras reunidas na exposição Aonde vamos, que podem ser vistas gratuitamente na sala Celso Renato do Centro Cultural UFMG. As peças materializam ícones representativos do cotidiano rural e

Dulcineia Salomão propõe um deslocamento espaço-tempo por meio do resgate da memória, da percepção de suas inconstâncias e de suas perdas. Pontilhados de árvores, flores, trilhas, figuras humanas e barcos delineiam sua linguagem rural. Os barcos fazem alusões às vivências e às viagens reais, além das referências advindas de sua imaginação. Para a artista, o barco é o silêncio e o movimento de todas as coisas.

O uso de múltiplas técnicas exprime a liberdade da artista de inventar e recriar um mundo imaginário revelado em nuances de força e fragilidade, vigor estético e poético.

Trajetória
Dulcineia Salomão é bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Nascida em Águas Formosas, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, atualmente trabalha e vive em Belo Horizonte. Como artista, transita entre dois mundos: o rural e o urbano, materializando a memória e suas apreensões por meio das cores e formas criativas sensíveis.

Mais informações podem ser obtidas no site do Centro Cultural.

Descrição Imagem
Usando técnicas diversas, artista plástica fala de vivências e viagens reais ou advindas de sua imaginação Claudio Nadalin | Centro Cultural UFMG

Exposição Aonde vamos, de Dulcineia Salomão
Visitação: até 18 de setembro de 2022