Evento cultural

Sexta, às 20h: Peças de Henrique Oswald e Aleksandr Scriabin serão executadas em piano e contrabaixo no Conservatório

O Conservatório UFMG vai receber o pianista Marco Rapetti e o contrabaixista Fausto Borém nesta sexta-feira, 16 de setembro de 2022, para recital em celebração dos 170 anos de Henrique Oswald e dos 150 anos de Aleksandr Scriabin.

Borém e Rapetti descobriram na internet que tinham em comum a paixão pela obra musical de Henrique Oswald, que era considerado por Villa-Lobos o melhor compositor do Brasil.

O repertório contém obras-primas dos dois compositores românticos, incluindo a primeira audição no país de uma sonata póstuma do russo Scriabin, que Rapetti descobriu e restaurou.

Trajetórias
Marco Rapetti é mestre em piano pela Juilliard School, em Nova York, com bolsa da Fulbright. Recebeu os prêmios W. Kapell Competition (Washington) e RAI Chamber Music Competition (Itália). Apresentou-se em vários países da Europa, na América no Norte, Austrália e no Japão como recitalista, camerista e à frente de orquestras regidas por Roberto Tolomelli, Joel Sachs, Bruno Ferrandis, Stephen Radcliffe, Simone Bernardini, entre outros. Atualmente, é professor no Festival Chopin, em Paris, no Festival de Raridades do Piano, na Alemanha, e no Conservatório de Florença. Ele faz estudos de pós-doutorado sobre Henrique Oswald na Universidade de Florença.

Fausto Borém é professor do Departamento de Instrumentos e Canto da Escola de Música da UFMG, onde criou a pós-graduação stricto sensu em Música e o periódico Per Musi. Como solista no contrabaixo, tem representado o Brasil nos principais eventos internacionais do contrabaixo acústico, em Berlim, Paris e Londres, e nas principais universidades nos Estados Unidos. Como contrabaixista acompanhante, tocou com músicos eruditos como Yo-Yo Ma, Yoel Levi e Arnaldo Cohen e com músicos populares como Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Juarez Moreira e a banda Skank.

Repertório

Parte 1 | Henrique Oswald (1852-1931)
Il neige! (Neva!), para piano solo (1902)

Elegia, para contrabaixo e piano (1897; transcrição de Fausto Borém)