Evento acadêmico

Sexta, às 9h: Pesquisadores apresentam alternativas de detecção rápida de variantes do novo coronavírus

O cenário da pandemia de covid-19 no Brasil é marcado pelo descontrole. A transmissão do novo coronavírus tem ritmo acelerado, e o trabalho de mapeamento e sequenciamento genético do Sars-Cov-2 é insuficiente, o que gera ambiente mais que propício para o surgimento e a disseminação de variantes. Para ajudar a reduzir o problema, pesquisadores da Rede Vírus do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) desenvolvem alternativas para genotipagem e mapeamento mais rápidas, simples e baratas que o sequenciamento. Algumas dessas soluções serão apresentadas em evento na próxima sexta-feira, 26 de março, a partir das 9h.

O objetivo do evento Alternativas para detecção rápida de variantes e suas implicações para a epidemiologia do Sars-Cov-2 é promover o compartilhamento de novas soluções com instituições e equipes de cientistas em todo o país. “As novas técnicas e protocolos são adaptáveis a diferentes condições e equipamentos, de incorporação simples à rotina dos laboratórios”, explica a professora Ana Paula Fernandes, uma das responsáveis pelo CTVacinas da UFMG e coordenadora da Rede Vírus em Diagnóstico.

Segundo ela, os cientistas serão convidados a comunicar os dados gerados pela utilização das novas técnicas, o que vai possibilitar a avaliação da capacidade de detecção e mapeamento da circulação das variantes.

O evento vai reunir nomes como Socorro Gross Galiano, da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), e Edison Durigon, da USP. Quatro pesquisadores da UFMG farão apresentações. Flávio Guimarães Fonseca, do ICB e CTVacinas, vai falar sobre dados gerados pelo sequenciamento por Sanger em Minas Gerais; Renato Santana, também do ICB, vai tratar da detecção de variantes no Brasil por PCR em tempo real; Renan Pedra, outro professor do Instituto, fará explanação sobre amostragem e modelagem estatística para mapeamento de variantes; Ana Paula Fernandes, que é professora da Faculdade de Farmácia, vai abordar outros testes de diagnóstico desenvolvidos no âmbito da Rede Vírus.

O evento será transmitido pelo canal do MCTI no YouTube. Esta é a sequência das minipalestras:

9h às 9h10 - Abertura - Rede Vírus
Marcelo Morales, da Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do MCTI

9h15 às 9h30 - Importância do mapeamento de variantes para a vigilância epidemiológica do Sars-Cov-2
Socorro Gross Galiano, da Organização Pan-Americana de Saúde

9h30 às 9h45 - Mapeamento de variantes de Sars-Cov-2 no Brasil
Fernando Spilki, da Universidade FEEVALE

9h45 às 10h - Sequenciamento de variantes por Sanger e dados gerados sobre disseminação de variantes, em São Paulo
Edison Durigon, da USP

10h às 10h15 - Dados gerados sobre variantes, empregando sequenciamento por Sanger, em Minas Gerais
Flávio Guimarães Fonseca, do CTVacinas e UFMG

10h15 às 10h30 - Detecção VOC circulando no Brasil por PCR em tempo real (rhAMP)