Evento cultural

Show de música de câmara com foco em canções brasileiras é atração no Conservatório nesta quinta

O Bernardes Fabris Trio fará, nesta quinta-feira, 15 de setembro de 2022, um show no Palco Livre do Conservatório UFMG. Perspectividades, que começa às 19h30, terá Bernardo Fabris no saxofone, Yan Vasconcellos no contrabaixo e Emílio Castilho no piano. O evento é gratuito e aberto ao público.

Integram o repertório composições inéditas de Fabris, versões de músicas de seu CD de estreia, Quinteto, e arranjos para peças de autores como Custódio de Mesquita, Dolores Duran, João Donato, Braguinha, Antonio Carlos Jobim e Toninho Horta. O trio revisita clássicos da música brasileira, adaptando-os à contemporaneidade e associando tradição a inovação.

O foco do trio está no desenvolvimento da música popular de câmara instrumental brasileira, especialmente na produção de repertório autoral e arranjos para composições do cancioneiro nacional das décadas de 1930 a 1970.

Trajetória
Bernardo Fabris é saxofonista, flautista, clarinetista, compositor, arranjador, pesquisador e professor, com residência pós-doutoral em Música na UFMG. Foi aluno do saxofonista Dílson Florêncio e fez cursos de curta duração com os músicos Jovino Santos Neto, Vinícius Dorin, Nivaldo Ornelas e Itiberê Zwarg.

Tem ampla experiência no campo da música instrumental brasileira, com dedicação de mais de 20 anos à performance e à criação. Atuou em espetáculos e projetos musicais ao lado de Naná Vasconcelos, Zeca Assumpção e Toninho Horta, entre outros.

Desde 2008, Fabris é professor efetivo do Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Também integra o grupo de estudos Bricolagens sonoras e atua no Programa de Pós-graduação da mesma instituição.

Descrição Imagem
Trio adapta clássicos à contemporaneidade Foto: Ramon Vinny