Evento cultural

Show de Tavinho Moura marca 25 anos da reabertura do Conservatório UFMG como espaço cultural da cidade

Tavinho Moura se apresenta nesta quarta-feira, dia 4, ao lado do violonista Beto Lopes e da cantora Mariana Brant, parceiros de longa data do artista. A apresentação, que será realizada no Conservatório UFMG, a partir das 19h30, faz parte da III Mostra Retratos do Brasil, que valoriza a diversidade da música brasileira. A mostra tem a curadoria dos professores Fernando Rocha, Mauro Rodrigues e Myrian Aubin.

Tavinho Moura participou dos eventos inaugurais do Conservatório UFMG na sua reabertura como espaço cultural em 2000. Agora, ele retorna para a festa dos 25 anos com canções de seus vários discos e trilhas sonoras que fez para o cinema brasileiro, além de composições recentes. 

A entrada é gratuita, e o Conservatório fica na avenida Afonso Pena, 1534.

Tavinho Moura
Mineiro de Juiz de Fora, tem 13 discos gravados e vários prêmios como autor de trilha sonora para cinema. Suas canções remetem à tradição popular e à música caipira, mas dialogam com o erudito e o urbano. Muitas de suas obras são compostas com base em pesquisas e adaptações do folclore mineiro e brasileiro, como Calix bento, adaptado da Folia de Reis, ou Peixinhos do mar, canção tradicional de marujada. 

Entre seus principais parceiros estão Fernando Brant, Milton Nascimento e Márcio Borges, Ronaldo Bastos e Murilo Antunes. Suas músicas foram gravadas por vários intérpretes, como Milton Nascimento, Beto Guedes, Simone, Mônica Salmaso, Zizi Possi, Almir Sater, Pena Branca e Xavantinho, Boca Livre e 14 Bis. 

Em 2014, seu CD Minhas canções inacabadas foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raizes Brasileiras. 

Datas comemorativas
Em 2025, o Conservatório UFMG está celebrando seus 25 anos como espaço cultural da UFMG aberto à cidade de Belo Horizonte, em 11 de agosto. No dia 5 de setembro, comemoram-se os 99 anos da inauguração de seu prédio, tombado como patrimônio arquitetônico do estado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e como Patrimônio Cultural de Belo Horizonte, pela Secretaria Municipal de Cultura. 

Descrição Imagem
Tavinho Moura tem 13 discos gravados e parcerias de sucesso com Milton Nascimento e outros expoentes da música brasileira Foto: Divulgação

Ficha técnica

Serviço

3 a 4 de setembro de 2025

19h30

Conservatório UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Avenida Afonso Pena, 1534