Evento cultural

Tarifa zero é tema de encontro na Escola de Arquitetura; inscrições abertas

Ver cartaz do evento >

A segunda edição do encontro Transporte como um direito e caminhos para a tarifa zero promoverá discussões sobre as possibilidades de financiamento público do transporte coletivo, especialmente no modelo de tarifa zero. O evento, que ocorre de 20 a 23 de julho de 2022 na Escola de Arquitetura, recebe inscrições por meio de formulário on-line.

Serão tratados, além das questões sobre o financiamento, os modelos de operação e concessão e as formas de prover ao setor a sustentabilidade ambiental necessária e a capacidade de atração de novos passageiros. Agentes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil, gestores e pesquisadores nacionais e internacionais que atuam em prol da causa participarão dos debates.

O encontro foi idealizado para viabilizar trocas de experiências e estabelecer propostas para o avanço da política de gratuidade, que vem avançando tanto em cidades de pequeno e médio portes no Brasil quanto em municípios na Alemanha, por exemplo. Haverá tradução simultânea do alemão para o português nas intervenções dos convidados estrangeiros.

A dinâmica inclui, além dos momentos de diálogos e mesas de debates, sarau com lançamento de publicações sobre mobilidade e visita organizada em parceria com a Prefeitura e Câmara de Vereadores de Caeté para conhecer o sistema de tarifa zero implementado na cidade. A programação completa está disponível no site do evento. A participação é gratuita, e o uso de máscaras, obrigatório. Haverá transmissão on-line pelo You Tube.

A organização está a cargo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), da  Fundação Rosa Luxemburgo, do Laboratório de Estudos Urbanos e Metropolitanos da UFMG, da Prefeitura de Caeté, do Observatório das Metrópoles e dos movimentos Nossa BH e Tarifa Zero BH. A edição anterior, que discutiu as políticas públicas de passe livre ocorreu em 2019, em Niterói.

Descrição Imagem
Ônibus circula em Belo Horizonte: evento discute caminhos para a adoção do modelo da tarifa zero, com apresentação de experiências no Brasil e na Alemanha Foto: Breno Pataro / PBH

'2º Encontro: Transporte como um Direito e caminhos para a tarifa zero.'
Quando: 20 a 23 de julho de 2022