Evento acadêmico

Terça, às 9h: aula inaugural discute acessibilidade e inclusão em tempos de pandemia

Na próxima terça, 8 de junho de 2021, a partir das 9h, será realizada a aula inaugural da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão. O evento, on-line, terá a participação da professora Lucia De Anna, da Università degli Studi di Roma – Foro Itálico, que falará sobre o tema Acessibilidade e inclusão em tempos de pandemia: repertórios e desafios educativos. A transmissão será feita pelo canal da formação no YouTube.

Os processos de promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência no período de pandemia têm sido bastante desafiadores, e a formação de muitos profissionais não considera emergências como a atual. “Durante o período de ensino remoto emergencial, temos mantido diálogo com outras instituições, o que deu origem a novas redes de colaboração", explica a coordenadora da Formação, Terezinha Cristina da Costa Rocha.

Segundo ela, a professora Lucia De Anna falará diretamente da Itália, onde a pandemia de covid-19 teve grande impacto em 2020. A discussão será ampliada com a participação de professores e alunos da Universidades Federal de São Carlos (Ufscar) e da UFMG. “Nosso objetivo é debater a democratização dos espaços sociais e educativos, alcançando, sobretudo, pessoas com algum grau de deficiência", revela.

O evento, gratuito, é aberto ao público e acessível em Libras. Não há necessidade de inscrição prévia, e certificados serão emitidos para as pessoas que participarem ao vivo. O registro será feito por meio de link que será disponibilizado no chat da plataforma durante o evento.

Sobre a formação
A formação conta com a participação de mais de 40 professores de diferentes unidades e tem matriculado, por ano, cerca de 500 estudantes da UFMG, além de receber matrículas isoladas da comunidade externa.

Durante o ensino remoto, a formação está ofertando 12 disciplinas, ministradas por docentes de nove departamentos. Nelas, são abordados temas como educação, saúde, música, comunicação alternativa e representações na mídia.

No ano passado, a formação transversal lançou a série de seminários Diálogos sobre acessibilidade e inclusão, que é transmitida pela plataforma YouTube e também é aberta ao público amplo.

Descrição Imagem
Formação reúne cerca de 500 estudantes por ano e oferece 12 disciplinas mesmo durante a pandemia Aline Docor | UFMG