Evento acadêmico

Ceale promove debate sobre termos e ações didáticas relacionados à cultura escrita digital

Ver cartaz do evento >

As professoras Mônica Araújo e Isabel Frade e a mestranda Ludymilla Morais participarão da próxima edição do Ceale debate. Elas vão falar sobre o tema do e-book Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital Nepced na Escola. O encontro será na quarta-feira, 30 de novembro de 2022, às 19h, com transmissão pelo canal do Centro no YouTube. Ouvintes que preencherem o formulário do chat ao vivo receberão certificado.

As convidadas vão abordar também outros projetos do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (Nepced). O e-book recém-lançado oferece repertório conceitual com verbetes relativos ao campo da cultura escrita digital e ações didáticas a eles relacionadas.

O livro é vinculado ao projeto de extensão Nepced na Escola, que estimula a reflexão por parte de gestores e professores sobre teorias relacionadas à cultura escrita digital para o planejamento de práticas pedagógicas de ensino da alfabetização, da leitura e da escrita.

Iniciativa do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, o Ceale debate terá mediação, nesta edição, da professora da FaE Maria José de Souza.

As convidadas
Mônica Araújo é doutora em Educação pela FaE da UFMG e fez estudos de pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). É professora do curso de Pedagogia da FaE e do Programa de Pós-graduação em Educação, e também pesquisadora do Ceale. Ela coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (Nepced/Ceale/UFMG). Suas pesquisas têm foco em alfabetização e letramento digital, leitura literária digital e formação de professores.

Isabel Frade é doutora em Educação pela UFMG e fez estágios de pós-doutorado na USP, no Institut National de Recherche Pédagogique (França) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É professora da FaE,  com atuação na pós-graduação, pesquisadora do Ceale e coeditora do jornal Letra A. Isabel participa dos grupos Cultura Escrita, da FaE, Pesquisa em Alfabetização (GPA) e Nepced. Foi diretora do Ceale (2012-2014) e é presidente emérita da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf).

Ludymilla M. Morais é mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduada em Pedagogia na UFMG. Integra o Nepced e o Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA).

Ceale Debate
O ciclo de conferências Ceale debate tem periodicidade mensal e é dirigido a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. O objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail cealedebate@gmail.com.

Descrição Imagem
Isabel Frade vai discutir ensino da alfabetização, leitura e escrita com suporte digital Foto: Júlia Duarte | UFMG

Ceale debate | Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital
Data: 30 de novembro de 2022