Evento cultural

UFMG acolhe calouros com conferências, orientações acadêmicas e passeios pelo campus Pampulha

Com programação alinhada às celebrações dos seus 95 anos de fundação, a UFMG promove, a partir desta segunda-feira, 22 de agosto de 2022, a Semana de Acolhimento, que tem a finalidade de receber os calouros que ingressam no segundo semestre letivo.

No primeiro dia, duas conferências do ciclo Futuro, essa palavra, ambas com o tema 95 anos da UFMG: passado, presente e o futuro que queremos, serão ministradas no auditório nobre do CAD1, com transmissão para os auditórios 1A e 2A. Às 9h20, o assunto será abordado pela professora Ana Lúcia Gazzola, reitora na gestão 2002-2006. À noite, a partir das 19h20, será a vez da professora e historiadora Heloísa Starling, vice-reitora na gestão 2006-2010, falar aos calouros.

As conferências serão no auditório nobre do CAD1, no campus Pampulha, com transmissão para os auditórios 1A e 2A. Segundo Ana Lúcia Gazzola, espaços de acolhimento são importantes porque a formação universitária dá aos estudantes uma inserção diferenciada nos processos sociais e na própria condução de seus projetos individuais de vida. Em sua conferência, a professora vai abordar os desafios dos novos profissionais que ingressarão no mercado de trabalho nas próximas décadas.

As duas conferências serão abertas pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira. Eles destacam a expressão latina Incipit vita nova, que significa “infunde vida nova”, em português. “Este é o lema dos pioneiros que fundaram a UFMG em 1927. A cada período letivo, o teor desse lema é renovado com a chegada de novos estudantes, que trazem frescor e esperança para o ambiente acadêmico. Aqui, esperamos que os alunos desfrutem os melhores anos de suas vidas”, afirmam os dirigentes, em mensagem publicada no guia Viver UFMG.

Para depois das conferências, estão programadas apresentações do grupo Choro de Minas, da Escola de Música. Não é necessária inscrição prévia.

A programação da Semana de Acolhimento inclui, ainda, uma mesa-redonda com orientações acadêmicas para os calouros e passeios pelo campus Pampulha que partirão da Tenda UFMG, instalada na Praça de Serviços. Leia mais.

Descrição Imagem
Calouros se dirigem ao CAD 1 na recepção do semestre passado Foca Lisboa | UFMG