Terça, às 19h: 'UFMG Talks em casa' aborda os desafios da acessibilidade e da inclusão
Acessibilidade e inclusão. Garantir acesso a cerca de 12,5 milhões de brasileiros, que, segundo o IBGE, têm algum tipo de deficiência, não pode ser interpretado como sinônimo de medidas adotadas para compensar incapacidades. Essa é uma forma restrita de encarar a questão.
Uma sociedade inclusiva, que pretende oferecer vida digna e justa a todos e todas, precisa se constituir com base na alteridade. É essa premissa que orienta a próxima edição do UFMG Talks em casa, que será realizada nesta terça-feira, 22 de setembro, a partir das 19h. O bate-papo reunirá as professoras Rosana Passos, da Faculdade de Letras, e Andressa de Mello, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Esta edição do programa comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro).
Diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Rosana Passos é fonoaudióloga, professora de Libras da Faculdade de Letras e atua na área de educação especial e educação de surdos.
Coordenadora de Esportes Paralímpicos no Centro de Treinamento Esportivo (CTE/UFMG), Andressa de Mello é professora do Departamento de Esportes e desenvolve um projeto de formação de atletas paralímpicos de alto rendimento.
O UFMG Talks em casa será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, as convidadas responderão a perguntas enviadas pelos internautas.