Evento acadêmico

Relação entre variação linguística e ensino é tema do Ceale Debate de novembro

Ver cartaz do evento >

O Ceale Debate de novembro vai receber o professor Marcos Bagno, do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB), para uma conversa sobre língua, variação e ensino. O evento, on-line, será no dia 19, às 19h, com transmissão pelo canal do Ceale no Youtube.

Não é necessário fazer inscrição prévia; os participantes que quiserem certificado deverão preencher formulário que será disponibilizado no chat, durante a live.

Em sua trajetória de pesquisador e professor, Marcos Bagno tem defendido que a variação é da própria natureza das línguas humanas, mas tradicionalmente, ele observa, “é vista como um problema, como algo que precisa ser eliminado para que se elabore uma norma uniforme e homogênea”. Segundo o professor, essa visão tem sido contestada há pelo menos 50 anos, e isso tem afetado também o ensino de língua na escola.

Marcos Bagno tem graduação em Letras (bacharelado em Língua Portuguesa) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. É colaborador do Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em tradução, sociolinguística e ensino. Sua atuação abrange prática de tradução francês-português, ensino de português, sociologia da linguagem, política linguística, gramática tradicional e português brasileiro.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cealedebate@gmail.com.

O Ceale Debate é um ciclo de conferências voltadas para professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. O objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes. Realizadas mensalmente, sempre na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, as conferências são abertas ao público e gratuitas.

Descrição Imagem
Marcos Bagno pesquisa sociologia da linguagem e políticas linguísticas unb.academia.edu