Evento acadêmico

Webinário da Enfermagem discute repositórios de dados no contexto da ciência aberta

Ver cartaz do evento >

O Colegiado de Pós-graduação em Enfermagem da UFMG e a Revista Mineira de Enfermagem (Reme) promovem, na sexta-feira, 3 de dezembro de 2021, às 14h, o webinário Repositórios de dados no contexto da ciência aberta: desafios para os periódicos e pesquisador. O evento, para o qual não é exigida inscrição prévia, será transmitido pelo canal da Escola de Enfermagem no YouTube.

Os repositórios científicos reúnem recursos bibliográficos em formato digital que podem ser selecionados e filtrados por critérios como ano, área, tipo de publicação, autor, instituição e revista. O conceito de ciência aberta, por sua vez, baseia-se na oferta das informações em rede, operando em lógica oposta à da pesquisa fechada dos laboratórios. A expressão também pode ser relacionada à geração de materiais e dados de pesquisa compartilhados abertamente, sem a necessidade de patentes.

Para debater e apresentar esses assuntos, o webinário contará com a participação de Dulce Barbosa, editora da Revista Brasileira de Enfermagem, Maria Simone Alencar, coordenadora do Laboratório de Ciência Aberta e Dados de Pesquisa para Apoio à Inovação (LabInova), e das bibliotecárias da Scielo Jennifer Gonçalves Amato e Francine Curivil. Elas abordarão, respectivamente, os caminhos percorridos pelos periódicos na área da Enfermagem, o uso e reúso de dados, a Scielo Data e os repositórios na Ciência Aberta.

Avanços e desafios
A coordenadora do colegiado de pós-graduação em Enfermagem, professora Kênia Lara da Silva, destaca a necessidade de os pesquisadores discutirem a ciência aberta: "Ela pressupõe mudanças importantes na forma como produzimos, organizamos e compartilhamos o conhecimento, inclusive com possibilidade de reutilização de bancos de dados. A Enfermagem tem avançado na discussão sobre a ciência aberta, mas há muitos desafios pela frente, e ainda precisamos aprender muito. A realização do webinário representa uma grande oportunidade para avançarmos nessa discussão com base na experiência de editores de revistas que adotam os níveis mais avançados das práticas da ciência aberta no Brasil. Também vamos discutir as boas práticas no compartilhamento dos dados de pesquisa nos repositórios abertos", ressalta Kênia Lara.