Evento acadêmico

Hoje, às 17h: workshop debate avanços dos CTs Medicina Molecular e Terapias

Ver cartaz do evento >

A Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG está promovendo uma série especial dos workshops pesquisa@UFMG para divulgar os estudos desenvolvidos pelos Centros Institucionais de Tecnologia e Inovação (CTs) e mostrar como o conhecimento gerado na Universidade chega à sociedade na forma de novos produtos e tecnologias.

A segunda edição, agendada para esta quinta-feira, 3 de março de 2022, vai reunir os professores Marco Romano-Silva, coordenador do CT Medicina Molecular, e Mauro Teixeira, que está á frente do CT Terapias Avançadas e Inovadoras.

CT Medicina Molecular
Inaugurado em 2011 para consolidar em Minas Gerais um polo de desenvolvimento da tecnologia de PET/CT, o CT Medicina Molecular atua em colaboração com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). Considerado um núcleo de excelência em pesquisa na área de imagem molecular, o CT desenvolve estudos e exames em campos diversos como a oncologia, a cardiologia, a psiquiatria e a neurologia.

CT Terapias Avançadas e Inovadoras
De acordo com o Ministério da Saúde, entende-se por terapias avançadas os produtos biológicos obtidos de células e tecidos humanos submetidos a um processo de fabricação e os produtos de terapia gênica. Com base nessa diretriz, o CT Terapias Avançadas e Inovadoras desenvolve terapias baseadas em mecanismos de ação inéditos, novas plataformas químicas ou nanoestruturas. A intenção é propor tratamentos para doenças antigas e novas.

O workshop será transmitido, a partir das 17h, no canal da PRPq no YouTube. Leia mais sobre a série em matéria publicada pelo Portal UFMG.

Os convidados

Marco Aurélio Romano Silva
Professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, atua na área de neurociência, com ênfase em psiquiatria, medicina molecular, neuropsicofarmacologia e neuromodulação. É coordenador do Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM). É graduado em Medicina (1990) pela UFMG, onde também concluiu o doutorado em Bioquímica (1994). Tem especialização em Psiquiatria (2000) pela Associação Brasileira de Psiquiatria, com experiência em livre-docência pela Faculdade de Medicina da USP. Foi coordenador do Serviço de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFMG e pró-reitor adjunto de Pesquisa da UFMG. É membro titular da Academia Mineira de Medicina.

Mauro Teixeira
Professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG, é o coordenador do Centro Tecnológico e Inovação em Terapias Avançadas e Inovadoras (CT Terapias). Tem graduação em Medicina pela UFMG (1990) e doutorado em Imunofarmacologia pela University of London (1994). Atua na área de inflamação, desenvolvendo estudos que buscam compreender a relevância e mecanismos moleculares da resposta inflamatória durante doenças infecciosas e autoimunes. Mauro Teixeira também coordena o INCT em dengue e interações hospedeiro-microorganismos e atuou nos testes em Minas Gerais da CoronaVac, que avaliou a eficácia da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac. É vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (Regional CO-MG).

Descrição Imagem
CTs Medicina Molecular e Terapias integram nova unidade Embrapii na UFMG Reprodução TV UFMG

24 de fevereiro de 2022, às 17h
Prof Ruben Sinisterra (CT Nanobiomateriais)