Notícias Externas

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Data foi tema da entrevista do programa Expresso 104,5

.
De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2022 já foram registradas mais de 4.480 denúncias de abuso e exploração de crianças e adolescentes. Domínio Público

Nesta quarta-feira, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, determinada em 2000, é celebrada em memória à Araceli Campos, criança de oito anos que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973. Com o incentivo do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, neste dia são realizadas, em todo o Brasil, ações que visam alertar a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual. 
Para falar sobre a importância do 18 de maio e as medidas de combate ao abuso infantil, o programa Expresso 104,5, conversou com a Coordenadora Estadual de Políticas para Criança e Adolescente, Eliane Quaresma.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto:

O telefone de denúncias para casos de violência sexual contra crianças é Disque 100. O canal funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. No site www.gov.br/mdh está disponível a cartilha desenvolvida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos sobre a prevenção do abuso e exploração sexual infanto-juvenil. 

Produção: Laura Portugal sob orientação de Alessandra Dantas