Institucional

90 anos de histórias: Universidade educadora

A história de Maria Lisboa de Oliveira na UFMG vem desde a infância, pois seus pais foram professores catedráticos da Instituição. Sua mãe, Alaíde Lisboa, foi professora da Faculdade de Educação e é conhecida do grande público pela autoria de clássicos infantis como A bonequinha preta e O bonequinho doce. Seu pai, José Lourenço de Oliveira, além de advogado e escritor, foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade, a Fafich. 

Envolvida pelo sentimento de pertencimento à Universidade, Maria Lisboa atuou em diferentes frentes e, além de professora da Faculdade de Educação, ocupou cargos de gestão e coordenou projetos importantes de reestruturação acadêmica, após a Reforma Universitária. A professora acompanhou as transformações da UFMG e diz que se transformou junto: “A Universidade foi minha grande educadora”. 

Confira mais histórias

Produção: Ana Fatorelli, Márcia Botelho, Mário Quinaud, Olívia Resende, Samuel Do Vale Vieira, Túlio Lopes. Trilhas: Fernando Rocha RM Jackson, Rod Weinstein