Disciplina sobre direitos humanos e cinema exibe documentário nesta segunda

'Martírio', de Vincent Carelli, narra os conflitos entre os Guarani Kaiowá e as forças de repressão aliadas ao agronegócio

Martírio, premiado documentário de Vincent Carelli
Cena de 'Martírio', dirigido por Vincent Carelli Divulgação

O premiado documentário Martírio, do diretor Vincent Carelli, será exibido nesta segunda-feira, 16, às 18h30, como parte das atividades da disciplina Cinema brasileiro contemporâneo e os direitos humanos, ofertada pela Formação Transversal em Direitos Humanos. A sessão, aberta ao público no auditório da Reitoria, será comentada pelo professor André Brasil, do Departamento de Comunicação da Fafich.

Coordenada pelo professor Eduardo de Jesus, do mesmo departamento, a disciplina vale-se do cinema para intensificar a discussão sobre direitos humanos focada em temáticas prementes da sociedade. “Essa mostra comentada de filmes brasileiros contemporâneos dialoga diretamente com as tensões e reposicionamentos do exercício dos direitos humanos, tendo como horizonte as relações entre cinema e política”, explica.

Com 270 lugares, o auditório da Reitoria foi o local escolhido para abrigar a mostra. “Foi uma escolha que se revelou acertada. O auditório ficou cheio nas primeiras aulas. Há muitas pessoas interessadas em assistir aos filmes e discutir os assuntos propostos”, ressalta o professor Eduardo de Jesus.

Conflito
Martírio narra a luta dos índios Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas brasileiras da região Centro-Oeste, para retomar suas terras expropriadas pelo agronegócio. Assista ao trailer:

O próximo encontro será realizado no dia 7 de maio, com a exibição do filme Meu corpo é político. A sessão será comentada pelo professor Carlos Mendonça. Três produções serão projetadas no dia 28 – A alma do olhoKbela e NoirBlue –, com comentários da professora Cida Moura. Para junho, estão programadas duas sessões: Ava Yvy Vera – A terra do povo do raio, no dia 7, com comentários da professora Luciana Oliveira, e A vizinhança do tigre, no dia 25, com análise de Cesar Guimarães.

Mais informações podem ser solicitadas pelos emails edujesus2010@gmail.com e redes@proex.ufmg.br. A Formação Transversal em Direitos Humanos é uma iniciativa da Rede Direitos Humanos da Pró-reitoria de Extensão.

Com Assessoria de Comunicação da Proex