Extensão

Oficina estimula escrita criativa

Atividade começa em fevereiro e será ministrada pelo escritor Ronald Claver

O professor Ronald Claver, que coordena a atividade, é escritor e professor aposentado do Colégio Técnico (Coltec) da UFMG.
O professor Ronald Claver, que coordena a atividade, é escritor e professor aposentado do ColtecFoca Lisboa / UFMG

Estão abertas as inscrições para a oficina de Criação Literária, promovida pela Organização dos Aposentados e Pensionistas (OAP) da UFMG. Ministrada pelo escritor e professor aposentado do Coltec Ronald Claver, a atividade tem o objetivo de desenvolver a criatividade na escrita.

Na oficina, são utilizados métodos para potencializar a espontaneidade e estimular a produção. Cada aula é norteada por um tema, como explica Ronald Claver: “Definido o assunto do dia, promove-se o que chamamos de ‘fluxo de pensamento’, em que as ideias devem fluir livremente, provocando a interação dos participantes. A produção dos textos conta também com subsídios de poemas e músicas”.

O professor destaca ainda que “o curso não tem começo, meio e fim, ou seja, os interessados podem ingressar a qualquer momento, sem se preocupar com a sequência das atividades”.

São oferecidas duas turmas, com aulas semanais: uma no Conservatório UFMG (Afonso Pena, 1.534, Centro), a partir de 6 de fevereiro, terça-feira, e a outra na sede da OAP (Praça de Serviços campus Pampulha), a partir do dia 7, quarta-feira. As aulas serão ministradas das 14h às 15h30.

A mensalidade para associados da OAP é de R$ 50. Não associados pagam R$ 60. Os interessados devem ligar para (31) 3409-4505, e as inscrições também podem ser feitas no momento das aulas.

O escritor
Ronald Claver é poeta e escritor belo-horizontino com mais de 20 livros publicados, como Dona da palavra e A última sessão de cinema. Foi agraciado com os prêmios Nestlé, Cidade de Belo Horizonte, Casa das Américas (Cuba) e duas vezes pelo Instituto Nacional do Livro.

Leia mais sobre a oficina em matéria publicada em 2012, na edição 1.794 do Boletim UFMG.

Com Assessoria de Comunicação da OAP