Extensão

Abertas inscrições para a 22ª edição da UFMG Jovem

Com o tema 'Conhecimentos em diálogo pela vida no planeta', evento, novamente virtual, tem programação ampliada em relação a 2020

Na primeira edição virtual, Fabiana Borges Ribeiro, aluna da Escola Estadual Newton Ferreira de Paiva, de Santo Antônio do Amparo (MG), apresentou sua proposta de kit sustentável para reutilização e tratamento de água (Reprodução YouTube)
Na primeira edição virtual, Fabiana Ribeiro, aluna da Escola Estadual Newton Ferreira de Paiva, de Santo Antônio do Amparo (MG), apresentou proposta de kit sustentável para reutilização e tratamento de água
Reprodução YouTube

Professores e estudantes da educação básica e profissional de Minas Gerais podem, até o dia 2 de agosto, submeter trabalhos para a 22ª edição da UFMG Jovem, que ocorrerá de 9 a 10 de setembro. Os editais e formulários de inscrições estão disponíveis no site do evento. Toda a programação será virtual e gratuita.

Neste ano, a tradicional feira da UFMG será, mais uma vez, no ambiente virtual. A programação, ampliada, tem como novidades a 2ª Mostra Educação e saúde, o desafio Como seria o mundo se..., o #ExploraUFMG e o Conversa com cientistas.

Podem se inscrever na mostra professores, estudantes e egressos dos programas de mestrado profissional. O objetivo é divulgar os recursos educacionais desenvolvidos por eles e promover intercâmbio de ideias com a Universidade e a educação básica e profissional.

O desafio Como seria o mundo se... propõe a estudantes da educação básica que expressem, por meio de texto, áudio ou desenho, outros mundos possíveis e outras maneiras de viver e se relacionar. O objetivo é valorizar a imaginação, elemento inerente não apenas à criação artística, mas a qualquer processo de aprendizagem e produção de conhecimento.  

#ExploraUFMG apresentará, por meio de vídeos, os museus, laboratórios, espaços e projetos da UFMG que interagem com o público infantojuvenil. Por fim, o Conversa com cientistas reunirá pesquisadores para dialogar com crianças e jovens sobre temas da atualidade.

Outra novidade é que as escolas quilombolas e indígenas serão contempladas com reservas de vagas.

O evento é promovido anualmente, desde 1999, pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex).

As atualizações do evento podem ser acompanhadas no Facebook e no Instagram