Abertas inscrições para editais de fomento da extensão

Propostas serão recebidas até sexta-feira, 26 de maio

Equipe do projeto de extensão 'Tal mãe, tal filho, contemplado no edital de 2022 da Formex
Equipe do projeto de extensão 'Tal mãe, tal filho', contemplado no edital de 2022 da Formex Foto: Instagram

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) recebe até sexta-feira, dia 26, propostas relativas a dois editais: o de fomento à formação em extensão universitária no âmbito da pós-graduação (Formex) e o de aprimoramento da gestão, divulgação científica e avaliação da extensão universitária no âmbito dos centros de extensão (Cenex)

A Formex, que é regida pelo edital 02/2023, tem o objetivo de incentivar a participação de estudantes em atividades de extensão por meio da concessão de bolsas a discentes de graduação e de pós-graduação da UFMG. Publicado em parceria com a Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG), o edital engloba programas, projetos e cursos de extensão vinculados aos programas de pós-graduação.

As inscrições dos projetos devem ser formalizadas no Sistema de Fomento. Serão aceitas até duas propostas por programa, e cada uma deverá, necessariamente, prever uma bolsa de apoio à extensão para estudante de pós-graduação e outra para estudante de graduação. Apenas coordenadores (docentes em efetivo exercício) indicados pelos colegiados podem cadastrar as propostas no sistema. Além disso, a participação integrada dos discentes na atividade é critério fundamental para a avaliação das propostas.

Os estudantes de graduação contemplados devem, necessariamente, ser assistidos pela UFMG (níveis I, II e III) ou ter ingressado pelo sistema de cotas. No caso dos estudantes da pós-graduação, será dada preferência aos que entraram na Universidade por meio das políticas de ações afirmativas.

As atividades devem estar cadastradas e atualizadas no Sistema de Informação da Extensão (Siex). O resultado preliminar será divulgado no dia 20 de junho, e o definitivo, em 30 de junho.

Cenex
O programa de aprimoramento nos centros de extensão tem suas regras estabelecidas pelo edital 04/2023, que visa à concessão de bolsas para estudantes de graduação da UFMG. As propostas devem ser envidas até as 17h do último dia de submissão (26 de maio) pelo Sistema de Fomento.

Somente professores em efetivo exercício na UFMG e docentes coordenadores dos centros de extensão podem apresentar propostas. Poderá ser solicitada uma bolsa por unidade. A atividade também deverá estar previamente registrada e atualizada no Sistema de Informação da Extensão (Siex).

O resultado preliminar do edital será divulgado no dia 20 de junho, e o final, em 30 de junho.

Mais informações estão disponíveis no site da Proex.

Com Assessoria de Comunicação da Proex