Abertos editais de seleção para mestrados do ICA em Montes Claros

Produção Animal e Alimentos e Saúde são as áreas oferecidas

Os Mestrados em Produção Animal e em Alimentos e Saúde, oferecidos no campus da UFMG em Montes Claros, estão com inscrições abertas até a segunda semana de fevereiro
Área de criação de gado do campus do ICA, em Montes ClarosLucas Braga | UFMG

Estão abertos dois editais para seleção de candidatos para o ano letivo de 2021 nos cursos de mestrado em Produção Animal e Alimentos e Saúde do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) em Montes Claros. Em razão das medidas restritivas de contenção da transmissão do coronavírus, as inscrições e os processos seletivos serão realizados de forma remota.

Produção Animal
O processo seletivo para ingresso de estudantes no primeiro semestre letivo de 2021 do curso de Mestrado em Produção Animal recebe inscrições até 11 de fevereiro, por meio de formulário on-line. Dezessete vagas são oferecidas no edital regular, 10 das quais estão reservadas para candidatos autodeclarados negros. Também foi publicado edital suplementar que oferece duas vagas para pessoas com deficiência ou indígenas.

O programa tem três linhas de pesquisa: Manejo e criação de animais, Nutrição e alimentação animal e Qualidade de alimentos de origem animal.

O processo seletivo é constituído de etapa única com análise de histórico escolar, currículo e avaliação do projeto de pesquisa do candidato, além de defesa da proposta por arguição, em videoconferência. O projeto deverá ser elaborado em consonância com a linha de pesquisa e a área de estudos pretendidas. As arguições serão realizadas nos dias 25 e 26 de fevereiro, e o resultado final será divulgado em 3 de março.

A homologação das inscrições será publicada na aba do Programa de Mestrado, no site do ICA

Alimentos e Saúde
Os interessados em participar do processo seletivo do mestrado em Alimentos e Saúde poderão se inscrever até 7 de fevereiro. São oferecidas 14 vagas no edital regular, das quais três estão reservadas a candidatos autodeclarados negros. No edital suplementar, o curso oferece duas vagas para pessoas com deficiência ou indígenas.

Os candidatos deverão enviar propostas adequadas a uma das três linhas de pesquisa do curso: Processos e controles em ciência de alimentos aplicados à saúde, Efeitos dos alimentos e suas tecnologias na fisiopatologia e nutrição e Alimentos, microbiologia e modulação biomolecular.

A inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, e todos os documentos exigidos no edital devem ser encaminhados para colegiadoalimentosesaude@gmail.com. O processo de seleção, que será realizado a distância, terá três etapas: avaliação de conhecimentos específicos, de projeto de pesquisa e do currículo.

A homologação das inscrições será divulgada na página do curso no dia 10 de fevereiro. O resultado final deverá ser anunciado no dia 26 do mesmo mês.

Os editais e outras informações estão disponíveis no site do ICA.