Internacional

Acadêmico da Malásia fará palestra sobre democracia em seu país e no mundo muçulmano

Tunku Zain Al-‘Abidin, que dirige organização de estudos sobre política e economia, também abordará relações com o Brasil em evento promovido por centro da UFMG dedicado à Ásia Oriental

Tunku Zain: aproximação que amplia presença da UFMG na Ásia
Tunku Zain: aproximação que amplia presença da UFMG na Ásia Foto: Facebook / Ideas

A transição democrática na Malásia, como estudo de caso para o mundo muçulmano, será o tema de palestra que Tunku Zain Al-‘Abidin, fundador e presidente do Institute for Democracy and Economic Affairs (Ideas), fará na quarta-feira, 21 de fevereiro, às 10h, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito da UFMG.

O evento integra a série UFMG Asian Lectures 2024, promovida pelo Centro de Estudos da Ásia Oriental (Ceao), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais da Universidade, e é uma das iniciativas de cooperação com a Ásia. “Buscamos parceiros privilegiados para aprofundarmos nossos conhecimentos sobre a região e nossa presença nos países asiáticos”, informa o professor da Faculdade de Direito Lucas Carlos Lima, que é diretor do Ceao.

Tunku Zain Al-‘Abidin é considerado um dos grandes conhecedores da temática da democracia em países muçulmanos e é membro de diversas universidades da Malásia. A aproximação com ele poderá, segundo Lucas Lima, ampliar e aprimorar o alcance da UFMG e as relações da Universidade com o meio acadêmico no país. “Além do processo de democratização da Malásia, Tunku Zain vai abordar as relações bilaterais com o Brasil, que têm se aprofundado”, afirma o professor de Direito Internacional da UFMG.

Tunku Zain Al-‘Abidin é membro da família real malaia. 

Inclusão e confiança nas instituições
O Ideas é um instituto de pesquisas independente e sem fins lucrativos com sede na Malásia que se dedica a propor soluções para os desafios relacionados às políticas públicas.

O foco da organização está em promover economia competitiva, assegurar a confiança nas instituições e trabalhar pela inclusão na Malásia. Segundo textos publicados no site do Ideas, sua atuação é regida pela preocupação com elevar o nível de entendimento e aceitação das políticas públicas baseadas no respeito à lei, governo limitado, mercado e indivíduos livres.

O instituto publica pesquisas de ponta, dialoga com governos, legisladores, empresários e a sociedade civil, facilita o contato entre indivíduos com interesses similares e organiza programas educacionais.