Núcleos da UFMG discutem estratégias de acolhimento em saúde mental

'Conversatório' aberto ao público será realizado na próxima quarta-feira, dia 13

Paula de Sousa, uma das profissionais responsáveis pelo contato com os estudantes na Escuta Acadêmica da Prae
Paula de Sousa é uma das profissionais que atuam na Escuta Acadêmica da Prae Divulgação/Proex/Helvio Caldeira

Mais uma edição do Conversatório sobre Escuta e Acolhimento em Saúde Mental será realizada na próxima quarta, 13, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Central. Promovido pela Rede de Saúde Mental da UFMG, os encontros têm servido para discussão de experiências de apoio a estudantes e servidores na UFMG.

Aberto ao público, o evento contará com a presença de integrantes dos núcleos de escuta e acolhimento da Faculdade de Medicina e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Eles vão explicar as atividades desenvolvidas e a organização desse setores, bem como novas possibilidades de abordagem.

Acolhimento, escuta e orientação

Uma das experiências que serão compartilhadas nesse evento é a da Assessoria de Escuta Acadêmica (AEA) do Centro de Graduação da Faculdade de Medicina. Criada há mais de 10 anos, a assessoria acolhe, orienta e encaminha os estudantes, que, além de dificuldades de caráter administrativo ou acadêmico, revelam problemas como sofrimento psíquico. Psicólogos e outros profissionais atendem alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Medicina e Radiologia.

Sob inspiração da iniciativa da Medicina, a Prae criou, em 2016, um núcleo de escuta acadêmica que atende alunos de todos os cursos da UFMG, com o objetivo de acompanhar seu desenvolvimento por meio da valorização de suas subjetividades.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail redes@proex.ufmg.br.