Pesquisa e Inovação

Ado Jorio, da Física, é protagonista em programa do canal NatGeo

Série ‘Mentes’ aborda personalidades brasileiras que transformam o mundo por meio da ciência

O professor Ado Jorio, do Departamento de Física, que figura na lista dos cientistas mais influentes do mundo, é o personagem principal do episódio que abre a série Mentes, exibida pelo canal NatGeo. O programa, que foi ao ar na última quarta-feira, 20, pode ser assistido no canal da Petrobras no YouTube.


Em vídeo de 15 minutos, são explorados aspectos como dedicação, sensibilidade e espírito questionador do pesquisador, bem como a importância que ele confere ao compartilhamento dos saberes. O episódio revela o percurso científico e também traços pessoais de Jorio, como seu talento musical.

O vídeo focaliza, entre as diversas áreas de pesquisa de Jorio, o desenvolvimento de instrumentação científica para o estudo de nanoestruturas, em especial a espectroscopia óptica com o objetivo de identificar no olho humano a presença ou não de uma proteína que está relacionada ao Alzheimer. Nesse experimento, a intenção é detectar precocemente sinais da doença.

Com mais de 200 artigos científicos publicados, Ado Jorio está entre os cerca de três mil pesquisadores de 21 áreas do conhecimento listados como os cientistas mais influentes do mundo em 2015, segundo o levantamento The World’s Most Influential Scientific Minds (em português, Mentes Científicas mais Influentes do Mundo), divulgado pela Thomson Reuters, maior conglomerado de produção de informações especializadas do mundo.

A lista foi compilada pela Divisão de Propriedade Intelectual da agência, com base na análise de papers publicados de 2003 a 2013. O relatório reúne os autores cujos trabalhos figuram no grupo de 1% dos mais citados no ano da publicação, em suas respectivas áreas.

Atual pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Ado Jorio de Vasconcelos tem graduação e doutorado em Física, pela UFMG, e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde trabalhou com propriedades ópticas de nanomateriais, com foco em espectroscopia Raman e óptica de nanomateriais de carbono.

Sinopse da série
Produzida pela Prosperidade Content, a série Mentes valoriza curiosidade, inquietação e ímpeto questionador como motores para a evolução do mundo. A produção retrata homens e mulheres dedicados à pesquisa, às novas descobertas e à difusão do conhecimento.

Cada episódio traz um personagem diferente: o físico Ado Jorio, a química Joana D’Arc Felix, professora e pesquisadora em Franca (SP), o geocientista Mário Carminatti, vinculado à Petrobras, e a artista-cientista multidisciplinar Rejane Cantoni, professora da PUC-SP.