‘Afirmação na pós’ abre inscrições para formação de nova turma

Curso é destinado a pessoas pertencentes a grupos com acesso restrito ao ensino superior que queiram se preparar para o mestrado

Atividade do Programa Ações Afirmativas, responsável pela oferta do curso
Atividade do Programa Ações Afirmativas, responsável pela oferta do curso Facebook / Ações Afirmativas

De 7 a 9 de junho, o curso de extensão de extensão Formação pré-acadêmica afirmação na pós recebe inscrições de candidatos interessados em se prepararem para a seleção em programas de mestrado. O curso oferecerá aos participantes disciplinas e seminários sobre estratégias de formação e informações acerca dos programas. Os selecionados serão acompanhados desde o estágio de elaboração de projetos de pesquisa até a inscrição nos programas.

Podem concorrer a uma das 40 vagas (além de cinco remanescentes), pessoas com experiência em movimentos sociais e culturais, em ações coletivas ou em atividades relacionadas ao desenvolvimento de sua comunidade ou grupo social. A preparação também é aberta a estudantes oriundos de famílias com poucas oportunidades econômicas e educacionais ou que se identificam como negros e indígenas.

Os estudantes selecionados serão preparados para concorrer em processos seletivos nas áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas, em programas de educação, educação física, letras, linguística, literatura, história, psicologia, economia, administração, ciências políticas e formações interdisciplinares.

O curso, com início previsto para 26 de junho, terá duração de 60 horas. As regras do processo seletivo estão descritas em chamada. A iniciativa é promovida pelo Programa Ações Afirmativas da UFMG, com apoio da Pró-reitoria de Extensão e da Faculdade de Educação.