Alamanda Kfoury e Cristina Alvim assumem diretoria da Faculdade de Medicina

Professoras sucedem à gestão liderada por Humberto José Alves

Alamanda e Cristina:
Alamanda e Cristina vão dirigir a Faculdade de Medicina na gestão 2022-2026Foca Lisboa | UFMG

A Faculdade de Medicina da UFMG tem nova diretoria. As professoras Alamanda Kfoury, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, e Cristina Alvim, do Departamento de Pediatria, foram empossadas pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 11 de abril, no campus Saúde. Alamanda e Cristina, diretora e vice, vão gerir a Unidade no período 2022-2026.

O evento também foi transmitido no canal da Faculdade de Medicina no YouTube, onde está disponível.

Sandra Goulart Almeida destacou que a Faculdade de Medicina tem posição ímpar na Universidade e que a gestão inédita, com duas mulheres, é um momento histórico. “Não são poucos os impactos e as consequências desse episódio precursor, que nos mostra o quanto ainda temos que avançar em relação à igualdade de direitos. As mulheres têm sido capazes de quebrar o teto de cristal que impede, por preconceito ou pela divisão sexual do trabalho, que elas tenham as mesmas oportunidades que os homens."

Portas abertas
Alamanda Kfoury expressou gratidão ao professor Humberto José Alves, que lhe passou o cargo: “Com sua postura ética, sua sensibilidade e seu humanismo, ele abriu o caminho para novos tempos, ao ser o primeiro negro a ocupar a honrosa posição de diretor de nossa Faculdade. Abriu a porta para que nós, duas mulheres, também possamos caminhar nessa direção inédita".

“Queremos contribuir para enfrentar todo tipo de negacionismo, da ciência e da história, colaborar para fortalecer esse espaço do livre pensamento, da democracia, da diversidade do debate, da pluralidade, no qual a ciência brota e dialoga de forma responsável com nossa sociedade. Queremos somar nossa voz com todas as outras unidades da UFMG, na luta por investimentos em educação”, afirmou a diretora.

Cristina Alvim agradeceu às mulheres da comunidade acadêmica e destacou o compromisso da gestão com o SUS. "Pedimos aos amigos que nos avisem caso nos afastemos do nosso compromisso de estar disponíveis para escutar, dialogar, apoiar e representar os anseios dessa querida comunidade”, indicou.

A nova diretoria foi escolhida em processo de consulta à comunidade, com votação em dezembro de 2021, por meio do Sistema Eletrônico de Consultas da UFMG. A chapa recebeu 94,57% dos votos válidos ponderados.

Leia a reportagem sobre a posse publicada no Portal da Faculdade de Medicina.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG