Alunos concluintes que não participaram do Enade 2016 podem solicitar dispensa

Alunos em sala de aula na UFMG: Enade avalia rendimento dos concluintes de cursos de graduação Foca Lisboa / UFMG

Os estudantes que não compareceram ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2016 ou que tiveram seu pedido indeferido pela sua instituição de ensino terão, até o dia 22 deste mês, a oportunidade de solicitar dispensa diretamente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia que organiza o exame.

O estudante deverá apresentar requerimento de dispensa, declaração original de aluno regular e habilitado ao exame de 2016, comprovada por assinatura do responsável pelo curso na instituição, e original ou cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento para a participação. Os dois primeiros documentos estão disponíveis no portal do Inep.

De acordo com a Portaria Inep 624/2016, que define as normas para os pedidos de dispensa, o aluno que não preencheu o questionário do estudante está em situação irregular com o Enade 2016, mesmo que tenha realizado a prova. O questionário também ficará disponível para preenchimento até o dia 22, na página do exame na internet.

O exame
Aplicado desde 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação, além do seu nível de atualização em relação à realidade brasileira e mundial.