Alunos do Coltec são premiados na Olimpíada de Matemática sem Fronteiras

Equipes conquistaram medalhas e certificados em disputas nos âmbitos estadual e nacional

Estudantes receberam da direção do Coltec os certificados e medalhas pela participação na olimpíada
Estudantes receberam os certificados e medalhas pela participação na olimpíada Divulgação Coltec

O Colégio Técnico (Coltec) condecorou, com medalhas de ouro, prata e bronze, os 12 alunos vencedores da Olimpíada de Matemática sem Fronteiras (Oims), edição nacional da competição francesa Mathématiques Sans Frontiéres, realizada em abril. Os estudantes do ensino médio conquistaram ouro e prata em âmbito estadual e prata e bronze em nível nacional.

Organizados em três grupos de seis concorrentes, representando as turmas do primeiro, segundo e terceiro anos, os alunos se prontificaram a estudar por conta própria, segundo a professora do setor de Matemática e coordenadora das olimpíadas no Coltec, Maria José Alves. “Este é o segundo ano que participamos da competição. E a exemplo do ano passado, além de medalhas de ouro e prata, também recebemos menção honrosa internacional na Índia, em uma das categorias da 4th International Youth Convention on Commerce & Economics. Os alunos sentiram-se muito estimulados pelo resultado alcançado pelos colegas", observa a professora.

Maria José ressalta a importância do evento para os alunos e para o ensino da matemática. "Trata-se de uma oportunidade de revelar talentos e criar um ambiente diferente e motivador na escola, além de possibilitar experiência internacional", afirma.

Realizada, desde 2010, pela Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Red-Poc), a Oims é a edição nacional de competição nascida em 1989, na França. Consta de prova anual de abrangência nacional, da qual participam estudantes dos últimos anos dos ensinos fundamental e médio. Os alunos inscrevem-se em grupos, e os vencedores do país se credenciam para competirem internacionalmente. Para o próximo ano, a expectativa da coordenação da Oims e da direção do Coltec é que seus alunos conquistem medalhas de ouro nas edições nacional e internacional das olimpíadas

Premiados
1º ano – Medalha de prata nacional e certificado de prata nacional e ouro na competição estadual:  Diogo Muzzi Mortimer, Handel Emanuel Natividade Peres, Isabella Pereira Reis de Resende, João Pedro de Freitas Gomes,Lucas Ferraciolli Lopes, Paulo Henrique da Silva Cardoso.

2º ano – Medalha de bronze nacional e certificado de bronze nacional e prata
na competição estadual: Elias Muzzi Pinto Coelho Junior, Ester Martins França Rodrigues, Guilherme dos Santos Chagas, Caio Fernandes Lins Peixoto, Miguel Lima Pereira Aspis e Tiago Barros Torres.

3º ano – Medalha de prata nacional e certificado de prata nacional e ouro na competição estadual: Vinícius de Abreu Silva, João Thomaz Martins Carvalho Souza, William Alves Gonzaga,Victor Augusto de Lima Cruz, João Pedro Caldeira Rodrigues da Cruz e Matheus Costa Milonas Marcolino.