Pessoas

Ana Paula Fernandes e Ricardo Gazzinelli vencem prêmio nacional de inovação

Iniciativa do conselho das fundações de amparo à pesquisa também reconheceu as contribuições dos professores Antônio Pinho Ribeiro, da Medicina, e Ado Jorio, da Física

Ana Paula Fernandes e Ricardo Gazzinelli estão à frente de estudos de vacina contra a covid-19
Ana Paula Fernandes e Ricardo Gazzinelli estão à frente de estudos de vacina contra a covid-19 Fotos: Foca Lisboa | UFMG e SBI

Os professores Ana Paula Fernandes e Ricardo Gazzinelli, vinculados ao CTVacinas da UFMG, conquistaram o primeiro lugar na edição 2021 do Prêmio Confap de CT&I – Francisco Romeu Landi, organizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Convap). Ana Paula concorreu na categoria Pesquisador(a) Inovador – Inovação para o Setor Público, e Gazzinelli, na categoria Pesquisador(a) Destaque – Ciências da Vida.

Os dois foram finalistas em suas respectivas categorias por indicação da Fapemig. O resultado da premiação foi divulgado nesta quinta-feira, 9 de dezembro, durante o Fórum Nacional Confap, realizado em Foz do Iguaçu (PR).

De acordo com a organização do prêmio, Ricardo Gazzinelli, que também é pesquisador da Fiocruz, se destaca por suas “contribuições para o entendimento e busca de tratamentos para as doenças contagiosas, incluindo as negligenciadas, como leishmaniose, malária e chagas. Ana Paula Fernandes, por sua vez, tem sua produção científica avaliada como de grande impacto na saúde pública, “pois possibilitou a criação da vacina da leishmaniose que impede a transmissão da doença do vetor canino para o humano”. 

Atualmente, Gazzinelli e Ana Paula desenvolvem estudos da vacina SpiN-TEC, contra a covid-19.

Outros destaques
Dois outros professores da UFMG também foram finalistas do prêmio: Antônio Luiz Pinho Ribeiro, da Faculdade de Medicina, que ficou em segundo lugar na categoria Pesquisador(a) Inovador – Inovação para o Setor Empresarial, e Ado Jorio, do Departamento de Física, terceiro lugar na categoria Pesquisador(a) Destaque – Ciências Exatas.

O Prêmio Confap de CT&I – Francisco Romeu Landi é outorgado a pesquisadores que tenham se destacado com pesquisas científicas, tecnológicas ou inovação, cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira.  A iniciativa também reconhece profissionais de comunicação que tenham favorecido a aproximação entre a ciência e a sociedade.

Com Assessoria de Comunicação da Fapemig