Notícias Externas

Após novo registro de vazamento, Ibama suspende operações da Anglo American em mineroduto de MG

Empresa terá que se adaptar para evitar novos desastres

Tubulação dispersou minério de ferro em ribeirão local
Tubulação dispersou minério de ferro em ribeirão local Governo da Bahia

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), suspendeu, na ultima quinta-feira (29), as operações do Mineroduto Minas-Rio, da Anglo American, e pediu informações urgentes sobre os danos provocados e as ações de controle e reparação a serem adotadas pela empresa. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, também determinou uma lista de medidas que a empresa deve adotar durante os próximos dias e meses.

Em nota, a  Anglo American informou que estudos preliminares indicam que o vazamento da última quinta-feira aconteceu devido a uma trinca na solda do processo de fabricação do tubo. Isso também teria sido, segundo a empresa, a causa do primeiro vazamento, que aconteceu no dia doze de março. O professor titular da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Evandro Moraes da Gama, explicou que os minerodutos, por uma questão de topografia e de custo, tendem a ser construídos perto de cursos de rios. Na avaliação do professor, essa tecnologia já está ultrapassada.

ouca-a-reportagem-de-alicianne-gonçalves-02-04-2018.mp3