Notícias Externas

Ataques à universidade pública são fruto de momento político, diz colunista

Coluna de Educação, com professor Marcus Taborda, também atribui movimentos à interesses econômicos

Vista aérea do Campus Pampulha da UFMG
Vista aérea do Campus Pampulha da UFMG Foca Lisboa | UFMG

Em coluna veiculada no Jornal UFMG desta segunda, 11, o professor da Faculdade de Educação da UFMG, Marcus Taborda, faz uma análise das discussões que envolvem a universidade pública na imprensa. Ele acredita que os ataques são resultado do momento político, iniciado com o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, e que agora questiona instituições com pensamento autônomo, caso das universidades.

Outro fator apontado pelo colunista é de ordem econômica, com o avanço das privatizações. "A universidade sempre entra nessa pauta, acusada de ser cara, ineficiente, incompetente...", completa. Com relação às investigações na UFMG, ele aponta que a universidade não pode ter medo de ser transparente e de servir de exemplo de "coisa pública a serviço de todos no país".

ouca-a-conversa-com-vinícius-luiz-11-12-2017.mp3