Lazer e esporte

Atleta da UFMG conquista medalha de ouro na Copa do Mundo de Ginástica Aeróbica

Tamires Rebeca Silva venceu a prova do individual feminino e, com seu parceiro Lucas Barbosa, ainda levou a prata nas duplas mistas

Tamires Rebeca Silva, atleta da UFMG
Tamires Rebeca Silva, atleta da UFMG: mais segurança sobre desempenhoFoto: Iago Proença | Assessoria EEFFTO

A ginasta Tamires Rebeca Silva, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, conquistou uma medalha de ouro inédita na etapa de Cantanhede, em Portugal, da Copa do Mundo de Ginástica Aeróbica, realizada no fim de março.

É a primeira vez que a brasileira sobe ao pódio. Ela conquistou sua medalha na prova do individual feminino. Com seu parceiro Lucas Barbosa, Tamires Rebeca ainda alcançou o segundo lugar no pódio da prova de duplas mistas, ficando com a medalha de prata.

“Eu tenho alvos muito altos”, diz Tamires, rememorando seu desempenho. “Desde novinha, sempre disse que queria ser campeã mundial, e ser campeã de uma etapa da Copa do Mundo é um passo muito grande. A nossa próxima competição, nosso alvo principal, é um Mundial. Eu quero muito um pódio lá”, diz a atleta.

O Mundial está previsto para junho, na cidade de Guimarães, também em Portugal. Os World Games, por sua vez, serão disputados em Birmingham, nos EUA, em julho.

Os medalhistas Lucas Barbosa e Tamires Rebeca Silva em
Lucas Barbosa e Tamires Silva em Cantanhede, Portugal, na Copa do Mundo de Ginástica Aeróbica Foto: CBG (Divulgação)

Em entrevista à Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), o atleta Lucas Barbosa também falou sobre a sua felicidade com as conquistas da dupla e da parceira. “Fiquei muito emocionado, principalmente porque acompanho de pertinho a trajetória dela. Sempre soube do potencial da Rebeca. Foi muito tocante para mim”, disse à CBG.

Após estrear em um pódio e ganhar sua primeira medalha de ouro internacional, Rebeca está mais segura em relação ao seu desempenho e acredita que está mais próxima de novas vitórias. A preparação dos atletas para os World Games e para o Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica já está em andamento.

Escola de talentos
Tamires é treinada – já há 15 anos – por Kátia Lúcia Moreira Lemos, professora do Departamento de Esportes da EEFFTO. Para Kátia, resultados como esses funcionam como termômetro, pois com base neles é possível avaliar e projetar o desempenho dos atletas nas competições futuras.

Para a professora, as conquistas obtidas no último torneio vão se refletir no Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica e nos World Games. Lucas Barbosa e Tamires Rebeca serão os únicos atletas representantes da América do Sul nos World Games.

“O resultado foi importantíssimo para a Tamires, que é uma atleta de comportamento exemplar, mas é também primordial para os mais novos que estão dentro deste ginásio”, acrescenta a treinadora, lembrando o quanto os jovens que recém-ingressaram no esporte acabam sendo impactados por essas conquistas.

“Eu tento passar para os adolescentes e jovens ginastas o quanto eu sou feliz fazendo isso”, pontua a atleta campeã. “Procuro mostrar o meu amor para eles, porque acho que na vida a gente tem sempre que fazer aquilo que ama”, conclui a atleta da equipe de Ginástica Aeróbica da UFMG.

Com Assessoria de Comunicação da EEFFTO