Institucional

Atletas buscam índice olímpico em competição no CTE, no próximo sábado

A campeã mundial e pan-americana Fabiana Murer, também recordista sul-americana no salto com vara, e o bicampeão mundial de salto em distância Mauro Vinícius Hilário Lourenço da Silva, o Duda, figuram entre os atletas de ponta do país que estarão presentes no meeting de atletismo a ser realizado no próximo sábado (30), no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG. Fabiana Murer será homenageada durante o evento, mas não deverá competir.

A competição vale índice para participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que ocorrerá em agosto de 2016, ou no Campeonato Mundial Sub-20, que será sediado na Polônia, no mês anterior. Os medalhistas dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara (2011) Cleberson Davide, prata na corrida de 800 metros, e Jefferson Sabino, bronze no salto triplo. Os mineiros Talles Souza (salto em altura), que já alcançou índice para disputar as Olimpíadas do Rio, e Nubia Soares (salto triplo) também vão participar.

Cerca de 250 esportistas - incluindo de países como Uruguai e Bulgária - são esperados no evento, organizado em parceria com a Federação Mineira de Atletismo (FMA). Como destaca o coordenador de atletismo do Centro, Leszek Antoni Szmuchrowski, trata-se de uma ótima oportunidade para impulsionar o esporte em Minas Gerais. “Durante muitos anos, o atletismo foi negligenciado no estado. Hoje, temos boas equipes e uma instalação de primeiro nível na UFMG. A realização das Olimpíadas no Brasil completa um conjunto de condições positivas que precisam ser aproveitadas”, defende o professor.

Segundo Leszek, a Secretaria de Educação de Belo Horizonte deve providenciar o transporte de cinco mil alunos da rede municipal de ensino para prestigiar o evento. Outros estudantes de escolas públicas e privadas e beneficiários de projetos sociais também foram convidados a conhecer e participar das atividades de atletismo do CTE.

Das 10h às 12h30, serão realizadas provas oficiais para atletas das categorias sub-16 e sub-18. A corrida pelos índices olímpicos e para o Mundial sub-20 ocorre de 16h às 18h. A entrada será gratuita.


Ambiente de competição

Atendendo à solicitação dos técnicos, algumas das provas serão realizadas com iluminação artificial, como forma de condicionar os atletas ao ambiente das Olimpíadas. Segundo o presidente da FMA, Welington de Souza, a maioria das provas de atletismo do Rio de Janeiro vai ocorrer no início da noite. Souza destaca, ainda, o fato de que estarão presentes no meetingimportantes nomes do atletismo internacional, entre competidores e técnicos. “Isso é de imensa importância para divulgação das instalações do CTE, que estão entre as mais completas do mundo”, observa.

Alguns dos principais clubes do atletismo brasileiro estarão representados por atletas olímpicos, como Cruzeiro (MG), Esporte Clube Pinheiros (SP), ASA São Bernardo (SP), Sogipa (RS), BM&F (SP) e Orcampi (SP). Técnicos de projeção nacional, como Nélio Moura, Élson Miranda, Clodoaldo do Carmo e Kiyoshi Takahashi também estão confirmados.


Aprovado com louvor

O CTE foi escolhido como base de treinamento para as delegações olímpicas e paralímpicas de natação e atletismo do Reino Unido após a visita dos atletas britânicos, que aprovaram a estrutura oferecida por Belo Horizonte e pelo Centro. A parceria com o comitê britânico foi firmada em memorando assinado em junho de 2014, e a etapa de testes começou em 2015. No mês passado, para-atletas britânicos de atletismo fizeram um treino aberto no CTE.

Também em março, os nadadores do comitê paralímpico brasileiro treinaram na piscina olímpica. A equipe, composta de atletas, treinadores, médicos, biomecânicos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros especialistas, elogiou os mecanismos de acessibilidade do Centro. Em fevereiro, a nadadora pernambucana Joanna Maranhão treinou no CTE com vistas à preparação para sua quarta participação em Olimpíadas.

A piscina olímpica foi inaugurada em dezembro pela delegação britânica de natação, que tem, entre suas estrelas, o nadador Calum Jarvis, integrante da equipe do revezamento 4x200 metros que conquistou o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Kazan, na Rússia. "A piscina e a academia são perfeitamente adequadas para a nossa preparação. Além disso, a vista ao redor é linda”, elogiou, na ocasião, o campeão britânico. 

A medalhista olímpica Fabiana Murrer
A medalhista olímpica Fabiana Murrer Wagner Carmo
x Remover