Lazer e esporte

Atletas do CTE-UFMG vencem torneio nacional e vão representar o Brasil no taekwondo

Equipe teve ótimos resultados entre os adultos e juniores; quatro atletas vão competir no exterior, em 2022

Juliano Lima:
Juliano Lima foi campeão entre adultos até 58 kgDivulgação | Confederação Brasileira de Taekwondo

Atletas do CTE-UFMG conquistaram as primeiras posições durante o Grand Slam de Taekwondo 2022 e asseguraram vaga nos times principais do Brasil para as competições internacionais desta temporada. O Grand Slam, principal competição nacional da modalidade, foi encerrado neste domingo (20), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, Ceará.

Juliano Lima, que integra a equipe da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais (APCEF) e CTE-UFMG, foi campeão na categoria adulto até 58 kg e é titular no time brasileiro que vai ao Campeonato Mundial Adulto de Taekwondo, marcado para novembro deste ano, em Cancún (México).

“Venho trabalhando há muitos anos para alcançar esse objetivo. Esse foi o meu terceiro grand slam, e estou muito feliz e motivado”, disse Juliano, que fez três lutas. Nos dois primeiros torneios, ele ficou em quinto lugar. O atleta começou a lutar taekwondo em 2012 e integra a equipe APCEF/CTE-UFMG desde 2014.

Foram definidos 16 atletas titulares e 16 reservas para a seleção brasileira. “Esse resultado é motivo de muito orgulho para nós. Com exceção de um atleta, a equipe é toda formada integralmente no Centro”, afirmou o supervisor de taekwondo do CTE-UFMG, Cristiano Gomes Flor.

No juvenil, sagraram-se campeões Bruno Gomes (APCEF/CTE-UFMG), na categoria até 51 kg, e João Emanuel Braz Avelar (Núcleo Falcões/CTE-UFMG), entre os atletas até 63 kg. Eles vão integrar a equipe que vai disputar o Campeonato Mundial, marcado para agosto, em Sofia, Bulgária. A seleção juvenil brasileira será formada por atletas de 15 a 17 anos – dez no masculino e dez no feminino. Darlan Ramos (APCEF/CTE-UFMG) ficou com a medalha de prata no Grand Slam e também ganhou um lugar na seleção juvenil, como primeiro reserva na categoria até 55 kg.

“Esse foi um passo importante, que certamente abrirá novas portas para que possamos chegar aonde realmente almejamos. São três atletas titulares e um reserva da Seleção Brasileira 2022. Trabalhamos para muito mais do que isso e acreditamos estar no caminho”, disse Cristiano Gomes Flor.

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa aplicados ao esporte de alto rendimento e Esporte paralímpico de alto rendimento: Formação de atletas, de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa. Os projetos abrangem desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e em sua região metropolitana.

Resultados do torneio definiram a nova formação da seleção brasileira
Resultados do torneio definiram a nova formação da seleção brasileira Divulgação | Confederacão Brasileira de Taekwondo

Com Assessoria de Comunicação da EEFFTO