Arte e Cultura

Belas Artes recebe doações de equipamentos fotográficos para composição de acervo

Máquinas não precisam estar funcionando; intenção é democratizar o acesso ao conhecimento histórico sobre as tecnologias de produção de imagens

Belas Artes recebe doações
Projeto pretende contar a história da produção de imagens por meio da evolução de seus equipamentosEwerton Martins Ribeiro | UFMG

A Escola de Belas Artes está recebendo doações de equipamentos fotográficos para o projeto AcervoF, que busca documentar a história técnica da fotografia por meio de seus instrumentos. As máquinas não precisam estar funcionando nem acondicionadas em suas embalagens originais.

“Nosso objetivo é reunir e expor equipamentos de fotografia de diferentes épocas, a fim de contribui para a democratização do conhecimento histórico sobre as tecnologias de produção de imagens”, explicam Alexandre Cruz Leão e Paulo Baptista, professores da Escola de Belas Artes que coordenam o projeto.

Com a convocatória às doações, a ideia é que, em breve, a coleção do acervo possa ser aberta a visitas da comunidade interna e externa à UFMG por meio de parcerias e agendamento com escolas públicas e privadas e para pesquisa e desenvolvimento científico.

Interessados em contribuir com o acervo podem entrar em contato pelo e-mail acervof.ufmg@gmail.com para saber mais detalhes sobre como proceder. As doações serão formalizadas em termo que integrará a documentação do projeto.

O projeto Acervo F existe desde 2010 e atua com foco no recolhimento, na catalogação, na guarda e na exposição de equipamentos fotográficos, provenientes de doações institucionais ou de arquivos particulares.