Arte e Cultura

Biblioteca Universitária abriga exposição sobre os 30 anos de carreira do poeta Edmar 'Totem'

Poesia representada: três décadas de carreira
Poesia representada: três décadas de carreira Carla Pedrosa / Sistema de Bibliotecas

A exposição Poesias, poesias, seus tentáculos, adendos e outros anexos, do poeta e historiador Edmar “Totem” Alves, pode ser visitada na Biblioteca Universitária, no campus Pampulha. As três décadas de trajetória do artista são apresentadas por meio de releituras em cordel, instalações de artes plásticas, caricaturas e até pela música.

A mostra também reúne obras de outros 14 artistas de diferentes áreas. A exposição vai até 30 de setembro, no primeiro andar da biblioteca, e pode ser visitada das 7h30 às 22h.

Edmar Alves é poeta desde a adolescência, e seu primeiro livro O nome do ciclo, o ciclo do nome foi impresso em casa e vendido pelo próprio artista, de mão em mão. Hoje, com três livros de poesia publicados, ele diz que ainda produz livros artesanais, para fazer seus versos circularem. Segundo o autor, seu trabalho é fortemente marcado pelo “peso da vida”, que define como “a dificuldade de se inventar um jeito para viver todo dia”. Leitor de poesia concreta, Edmar aposta em experimentações e na visualidade de sua obra.

Em Poesias, poesias, seus tentáculos, adendos e outros anexos, a trajetória de Edmar "Totem" também é representada pelo olhar de amigos e parceiros. As artistas plásticas Tânia Rios e Maria Angélica produziram instalações inspiradas nos poemas de Edmar, enquanto Sineimar Renato e Ender Desenhista contribuíram com caricaturas. Outros destaques são os trabalhos do pintor Lucas Figueiredo, integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP), e o músico brasiliense Lúcio Big.

Fernando Lima, por sua vez, é o ilustrador que dá vida ao nome artístico de Edmar “Totem” Alves, que apresenta o totem de si mesmo – sua vida e obra – nessa exposição.

Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG