Campus Saúde promove simulação de atendimento a vítimas do trânsito

Atividade é destinada a estudantes e ao público leigo

Flagrante de atividade realizada em 2015, no campus Saúde
Flagrante de atividade realizada em 2015, no campus Saúde Divulgação / Escola de Enfermagem

Na próxima segunda-feira, 18, o campus Saúde da UFMG vai promover, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e o Samu de Belo Horizonte, simulação de atendimento pré-hospitalar a vítimas de acidentes de trânsito. A atividade, intitulada Educação, gestão e ação, integra a Semana Nacional de Trânsito (SNT), que tem como tema neste ano Minha escolha faz a diferença no trânsito

O foco da simulação é a prevenção de agravos em acidentes de trânsito e a promoção do atendimento inicial a vítima com trauma, e o objetivo principal é despertar a atenção dos usuários do campus e da comunidade externa para a importância do cuidado no trânsito.

“Os alunos e demais participantes terão oportunidade de desenvolver visão crítica sobre a realidade e articular saberes teóricos e práticos, educação, prevenção e promoção no âmbito da saúde”, afirma a professora do curso de Gestão de Serviços de Saúde, Karla Rona da Silva, coordenadora da ação de extensão.

Após a simulação, serão realizadas atividades para educação e prevenção de agravos e serão distribuídos materiais educativos que enfatizam a importância e a valorização de cada indivíduo para um trânsito mais seguro. Um estande da Associação Brasileira de Medicina de Emergência e da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva terá a presença de instrutores que vão mostrar a leigos como se faz a massagem cardíaca imediata em situação de parada cardiorrespiratória.

O campus Saúde fica na Avenida Professor Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia.

(Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem)